IEDE realiza segunda edição do JARPIEDE

01/11/2016

O Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE) promoveu na última quinta-feira, 27/10, a segunda edição da Jornada de Atualização dos Residentes e Pós-Graduandos da unidade. O evento abordou três casos clínicos na área de endocrinologia, apresentados por residentes e pós-graduandos do IEDE e seus preceptores. Participaram dos debates profissionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do Hospital Federal dos Servidores do Estado e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Os temas discutidos foram diabetes e gestação, baixa estatura na hiperplasia adrenal congênita e terapia hormonal no transgênero masculino e risco cardiometabólico. Todos foram baseados em casos reais de pacientes atendidos pelo IEDE. Após a apresentação, os participantes puderam participar com perguntas.

- A jornada tem um efeito multiplicador e ajuda a integrar os serviços das instituições participantes e a troca de experiências. É também uma forma de capacitar os alunos a realizar um evento cientifico. Debatemos sobre disforia de gênero, por exemplo, um tema muito discutido nos dias de hoje e foi ótimo poder passar a expertise que desenvolvemos no IEDE sobre esse tema para os outros serviços – disse a médica responsável pelo Centro de Estudos da unidade e idealizadora do evento, Carmen Assumpção.

Ao todo, cerca de 100 profissionais participaram da jornada.