Fundação Saúde inicia Avaliação de Desempenho Funcional Periódica

09/06/2017

A Fundação Saúde iniciou esta semana um novo processo de avaliação de desempenho que envolve todos os empregados e colaboradores da instituição. A iniciativa visa aferir a performance dos funcionários, verificando lacunas de desenvolvimento e pontos a melhorar. A Avaliação de Desempenho Funcional Periódica, que pode ser realizada até o próximo dia 03 de julho através do site da FS, foi desenvolvida para mensurar e acompanhar empregados (profissionais contratados pelo regime celetista) e colaboradores (servidores públicos cedidos à FS) no exercício de suas atividades. Trata-se de uma maneira objetiva, formal e transparente de avaliar os funcionários, a fim de aprimorar a gestão de pessoas.

A ideia é que o projeto ajude a criar uma cultura de avaliação de desempenho na Fundação Saúde e nas unidades que estão sob sua gestão; a ampliar a consciência dos envolvidos em relação ao trabalho que vêm desenvolvendo através da autoavaliação e a subsidiar as atividades de capacitação e aperfeiçoamento profissional da FS. Ao final de cada etapa do processo, os participantes terão acesso aos seus resultados no sistema de avaliação online e no Diário Oficial.

Os trabalhadores serão avaliados por sua chefia imediata ou seu substituto (em caso de ausência do primeiro no período da avaliação), que deve ter vínculo direto com a Fundação Saúde ou ser servidor estatutário. O formulário de avaliação está disponível no site da FS e deve ser respondido online. O material contém 13 fatores e cada um deles conta com três itens, que devem receber nota de 1 a 4, sendo 4 a maior pontuação. O conceito da Avaliação de Desempenho Funcional será baseado exclusivamente na aferição dos fatores previstos no Formulário de Avaliação de Desempenho Funcional, sendo obrigatória a apresentação de justificativas quando forem atribuídas as notas 1 e 2.

De acordo com o total de pontos obtidos, o avaliado será classificado em um dos quatro resultados de desempenho: Não atende (até 49% da pontuação máxima considerada), Atende parcialmente (entre 50% e 69% da pontuação máxima considerada), Atende (entre 70% e 89% da pontuação máxima considerada) e Supera (a partir de 90% a 100% da pontuação máxima considerada). Todo o processo da Avaliação de Desempenho Funcional será acompanhado pelos chefes de RH/representantes das unidades geridas pela FS e pela Coordenação de Capacitação da Fundação Saúde.

Os participantes também podem preencher o formulário online nos polos de acesso organizados no HEMORIO, HECC, IECAC, IEDE e IETAP. Mais informações sobre o processo podem ser obtidas na página da intranet da Fundação Saúde (aba Documentos) e no endereço avaliacao.fs.rj.gov.br (aba Ajuda).