Assédio moral é tema de campanha inédita lançada pela Fundação Saúde

19/08/2016

A Fundação Saúde (FS) deu um importante passo na última quarta-feira, 17/08, para esclarecer e orientar seus colaboradores sobre um tema cada vez mais recorrente no ambiente corporativo: o assédio moral. Na data, foi lançada no auditório da sede, na Gávea, uma campanha inédita na rede pública de saúde de prevenção e combate à prática nas unidades administradas pela instituição. Com o mote Assédio Moral: gosto de ser tratado com respeito. E você?, a iniciativa inclui a divulgação de uma cartilha com conteúdo educativo que estará disponível no site da FS e a distribuição de cartazes nas unidades, alertando sobre o assunto e estimulando o uso do canal da ouvidoria para denúncias.

- O lançamento dessa campanha é o pontapé inicial de um projeto que queremos dar prosseguimento na Fundação Saúde. Temos, atualmente, um formato de gestão que a Secretaria de Estado de Saúde quer ampliar e implementar em outras unidades de sua rede. Não gerimos apenas recursos humanos, somos um modelo mais amplo e inclusivo do que isso. Não queremos trabalhar somente na apuração e punição dos casos de assédio, mas também fazer a prevenção para que haja cada vez menos situações como essas – disse o diretor executivo da FS, João Paulo dos Reis Velloso Filho.

Os cerca de 90 colaboradores que estiveram presentes no evento puderam assistir à palestra “Assédio moral, é preciso identificar para enfrentar!”, ministrada pela professora, escritora e ouvidora-geral da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Cristina Riche. A profissional explicou ao público as diferenças entre conflito e assédio moral, exemplificou situações que configuram ou não a ação, abordou os efeitos nocivos que o assédio pode causar na saúde das vítimas, como hipertensão, depressão, dores generalizadas, entre outros, e lembrou da responsabilidade de todos sobre o tema.

- Acredito que a Fundação Saúde está mostrando um comprometimento com o bem-estar psicológico e material dos seus profissionais, sensibilizando as equipes para o tema e combatendo o assédio como um fenômeno nefasto. Isso ajuda a estabelecer laços de confiança na relação entre gestor e colaborador. Nesse cenário, a ouvidoria pode ser agregadora, reunindo as diversas áreas da instituição em prol do combate a essa prática. A ideia de ações contra o assédio moral é sensibilizar os profissionais para o assunto e torná-los multiplicadores em seus setores. Trata-se de uma prática que envolve uma mudança de cultura – ressaltou.

Após o lançamento oficial da campanha, outras unidades geridas pela FS sediarão encontros onde o tema será abordado e discutido.