Boulevard Olímpico recebe coleta móvel do Hemorio​

15/08/2016

Com objetivo de convocar visitantes e cariocas a entrarem nos Jogos Olímpicos pelo caminho da solidariedade, o Hemorio está desde a última sexta-feira (12/08) com uma de suas unidades móveis para coleta de sangue nas proximidades do Boulevard Olímpico, no Porto Maravilha, onde vai funcionar, entre 10h e 16h, até 20 de agosto. O veículo adaptado tem capacidade para realizar entre 80 e 100 cadastros por dia e estará estacionado na Rua Antonio Lage, próximo ao Espaço Rio de Janeiro e à NBA House, atrações do Boulevard.

- Contamos com a solidariedade das pessoas que estarão circulando por esta região para que os estoques do hemocentro se mantenham em nível adequado. Desde o início do ano, estamos desenvolvendo ações, como o lançamento da campanha Doador Rio 2016, que fizemos na semana passada com apoio de atletas campeões, para atrair a atenção da população para este ato de cidadania que salva vidas – ressalta Luiz Antônio Teixeira Jr., secretário de Estado de Saúde.
A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde do Rio e visa à manutenção dos estoques de sangue para garantir o atendimento e a distribuição de sangue para mais de 150 unidades de saúde em todo o estado.

- As doações de sangue precisam ser mantidas durante o período olímpico e é importante que elas sejam feitas de maneira frequente. Para a obtenção de concentrados de plaquetas, componente que é preparado a partir dessas doações e que só tem validade de cinco dias, necessitamos desse fluxo constante, principalmente em períodos de grandes eventos, como o que estamos vivendo agora – explica Luiz Amorim, diretor do Hemorio.

#BeThe1 – Embaixador mundial da campanha #BeThe1, o jogador da seleção portuguesa de futebol Cristiano Ronaldo, que já se declarou doador frequente, teve sua imagem estampada no ônibus do Hemorio. Idealizada pela Abbott com apoio da Pró-Vita, a iniciativa busca incentivar a doação de sangue no mundo inteiro.

INFORMAÇÕES AO DOADOR – Para doar sangue, o voluntário precisa estar em bom estado de saúde, ter entre 18 e 69 de idade e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum, mas é aconselhável evitar alimentos gordurosos quatro horas e bebidas alcoólicas 12 horas antes. Jovens de 16 e 17 anos podem doar com a autorização dos pais, que pode ser obtida no site do Hemorio (www.hemorio.rj.gov.br). Quem fez tatuagem recentemente deve esperar um ano para doar. No site também é possível encontrar os endereços de outros hemocentros na capital e em diferentes regiões do estado.

DOAÇÕES NO HEMORIO – O salão de doadores do Hemorio está funcionando normalmente, de segunda a domingo, entre 7h e 18h. A única exceção será o próximo domingo, 21 de agosto, quando o salão não será aberto devido ao fechamento das ruas do entorno por conta das provas de maratonas masculina e feminina dos Jogos Olímpicos. O hemocentro fica na Rua Frei Caneca, 8, no Centro do Rio, e mais informações podem ser obtidas por telefone: Disque Sangue 0800 282 0708.

SERVIÇO:

ÔNIBUS PARA COLETA MÓVEL DE DOAÇÕES DE SANGUE NO BOULEVARD OLÍMPICO

Datas de funcionamento: até 20 de agosto

Horário de funcionamento: 10h às 16h

Local: Rua Antonio Lage, próximo ao Espaço Rio de Janeiro e à NBA House – Boulevard Olímpico – Porto Maravilha