Campanha de vacinação contra a febre amarela na Quinta da Boa Vista

10/11/2018

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) inicia uma nova campanha de vacinação contra a febre amarela durante o mês de novembro. A ação tem como objetivo imunizar 95% do público-alvo antes da chegada do verão, quando pode ocorrer uma maior incidência da doença. Até o momento já foram imunizadas cerca de 11 milhões de pessoas, o que corresponde a 73% da meta.

A vacina estará disponível nos jardins da Quinta da Boa Vista durante os três finais de semana de novembro, sempre aos sábados e domingos (dias 10, 11, 17, 18, 24 e 25). Na ação, a SES montará uma tenda com profissionais de saúde que atenderão das 8h às 17h. A população também pode ser vacinada em todos os postos de saúde.

FIM DO FRACIONAMENTO

Com o fim do fracionamento, que ocorreu em outubro, a vacina aplicada na campanha será a dose padrão. A SES alerta que todos os que não tomaram a vacina devem procurar os postos. Aqueles que já foram imunizados com a dose fracionada, não precisam se vacinar nesta etapa porque já estão protegidos.

QUEM NÃO DEVE SE VACINAR

A vacina não é indicada a bebês menores de 9 meses, pessoas com contraindicações especiais (pacientes imunodeprimidos, com doenças hematológicas graves, entre outras) e grávidas.

SINTOMAS

Os principais sintomas da febre amarela são dor de cabeça, febre, amarelamento da pele, dores musculares e articulares, náuseas, indisposição, entre outras manifestações. Em 2018, foram registrados 262 casos de febre amarela silvestre em humanos, com 84 óbitos. Os mosquitos Haemagogus e Sabethes são os transmissores da febre amarela silvestre.