Campanha “Vem Comigo” já é sucesso no Hemorio

25/09/2014

Estudantes dão continuidade à ação lançada pela apresentadora Xuxa, convidando cinco amigos para doar sangue.

Hoje pela manhã, um grupo de amigos vieram doar sangue estimulados pela campanha “Vem Comigo”, que a apresentadora Xuxa Meneghel lançou ontem no Hemorio.

Larissa Emanuelle e Tainá de Souza, ambas com 18 anos, doavam sangue pela primeira vez e a sensação de dever cumprido era perceptível no sorriso das duas amigas, que estudam Enfermagem na Universidade Estácio de Sá, em Nova Iguaçú.

- É a primeira vez que venho doar sangue, mas certamente não vou mais deixar de vir, pois achei muito tranquilo. Achei o máximo a campanha e vou convidar mais cinco amigas para que possam vir também. Temos que pensar mais no nosso próximo e da velha máxima de “fazer o bem sem olhar a quem”, pois qualquer um de nós pode precisar um dia – ponderou Larissa.

Tainá acha que as redes sociais podem ser grandes aliadas na propagação da informação sobre a doação de sangue, pois cada um pode expor a sua própria experiência publicada. Para ela, a população precisa entender mais sobre a real importância do ato.Campanha “Vem Comigo” já é sucesso no Hemorio (Foto:Ascom/Hemorio)

- Não acho que exista pouca divulgação, pois sempre vejo campanhas nos meios de comunicação e no facebook, por exemplo, mas a população ainda tem muitas dúvidas, pois a doação de sangue sempre é cercada de muitos mitos – avaliou a estudante.

O vídeo onde Xuxa doa sangue e convoca cinco amigos já tinha quase 2 mil visualizações em menos de 24 horas desde que foi postado.

No momento em que realizava a doação de sangue, Xuxa convidou Ivete Sangalo, a dupla Victor e Léo, o ator Tiago Abravanel e o namorado Junno Andrade para que comparecessem a um hemocentro e realizassem a doação.

Xuxa lembrou que a doação de sangue é muito simples e segura e que o convite aos amigos podem estimular novos doadores de sangue em todo o Brasil.
- O sangue é insubstituível e, muitas vezes, a única esperança para muitos pacientes que precisam. Se cada um de nós vir e desafiar mais cinco pessoas, teremos milhares contribuindo para o aumento dos estoques e ajudando a assegurar um direito primordial, que é o direito à vida – explicou Xuxa, que doou sangue no Hemorio pela segunda vez. A primeira vez foi em 2008 em solidariedade às vítimas da dengue, quando a cidade vivia uma grande epidemia.

Na época, incentivados pela presença de artistas e formadores de opinião, a população procurou as diversas unidades de coleta no Estado, triplicando a quantidade de bolsas no estoque e a produção de plaquetas, essenciais no tratamento da doença.

Apesar das diversas campanhas, a população não doa sangue frequentemente. De acordo com dados do Ministério da Saúde, menos de 2% dos brasileiros possuem o hábito regular da doação. Estima-se que a cada dois segundos, algum paciente necessite de transfusão de sangue no Brasil e 1 a cada 5 pacientes internados necessitarão de transfusão.

- Se dobrássemos o número de doadores fidelizados no Brasil, os hemocentros manteriam seus estoques em níveis adequados, mas infelizmente a falta de informação é um dos fatores que mais comprometem esse crescimento, pois o desconhecimento gera medos infundados, como o risco de contrair doenças – explica a diretora geral do Hemorio, Simone Silveira, que apesar de lamentar pelo problema nacional, vê com bastante confiança o engajamento de artistas como Xuxa à favor da causa.

- Fico muito feliz em ver artistas que possuem um grande carisma com o público doem seu tempo a serviço de um gesto tão nobre. Certamente eles são grandes formadores de opinião, que incentivarão milhares de outras pessoas a repetirem o seu gesto – concluiu a médica.

O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde e da Fundação Saúde, que distribui sangue para cerca de 180 unidades de saúde em todo o Estado, chega os seus 70 anos com o orgulho de ser uma unidade pública modelo de excelência. Há mais de sete décadas, o Hemorio vem contribuindo positivamente na construção de políticas públicas e reforçando seu papel de liderança no cenário nacional na área de hematologia e hemoterapia.

O Hemorio recebe uma média de 350 doadores voluntários de sangue por dia. Além disso, possui 83 leitos de internação e cerca de 10 mil pacientes ativos, que realizam tratamento de doenças como leucemia, linfomas, hemofilia e anemia falciforme, entre outras.

Para ser um candidato à doação de sangue é necessário estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos (jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais e/ou responsáveis), pesar mais de 50 quilos e trazer um documento de identidade com foto (original). Não é necessário estar em jejum. Basta não ter bebido álcool nas últimas 12 horas e comidas gordurosas nas 4 horas que antecedem a doação. Todo material é descartável, portanto, não existe o risco de contrair doenças doando sangue.

O Hemorio funciona todos os dias (inclusive sábados, domingos e feriados), das 7 às 18 horas e fica na Rua Frei Caneca, 8 – Centro. Para esclarecimento de dúvidas em relação à doação, o Hemorio disponibiliza o Disque-Sangue (0800 282 0708), que informa o endereço das demais 26 unidades de coleta no Estado e também realiza o agendamento de grupos.

Fonte: Ascom/Hemorio