Colaboradores do IETAP participam de palestra de apoio ao Setembro Amarelo

02/10/2017

Na quarta-feira, dia 27 de setembro, o Instituto Estadual de Doenças do Tórax Ary Parreiras (IETAP) realizou uma palestra de apoio ao Setembro Amarelo com o tema: “Suicídio – Algumas Considerações sobre Depressão e Angústia”.

A atividade foi organizada pelo Centro de Estudos da unidade e a palestrante convidada foi a psicóloga Maria Facó, Doutora em Teoria Psicanalítica – UFRJ, Mestre em Saúde Coletiva – UERJ e Psicóloga – INTO. A palestra contou com a participação de 30 pessoas, entre profissionais da área de assistência e funcionários da unidade e teve como objetivo conscientizar sobre a prevenção do suicídio, discutir abertamente sobre a depressão e sensibilizar o acolhimento, pontuando a importância da escuta ativa.

A psicóloga do IETAP Aline Bergman esteve presente na palestra e ficou impressionada com a habilidade da profissional em falar de temas tão delicados de uma forma tão acolhedora: “A psicanalista foi capaz de circular por temas como depressão, angústia e suicídio com uma delicadeza ímpar. Na contramão de uma aula teórica sobre esse assunto, surpreendeu a todos com um bate papo, onde apontou o acolhimento e a escuta do outro como primordiais ao lidar com alguém, cujo desejo é morrer. A participação da plateia foi incrível. Foi um privilégio participar desse evento”.