Colaboradores participam de treinamento de brigadistas civis de incêndio

20/07/2016

Vinte e seis colaboradores da Fundação Saúde (FS) tiveram na última quinta-feira, 14/07, a oportunidade de participar de um curso de brigadistas civis de incêndio para atuar na prevenção e combate a incêndios. A capacitação, promovida pela Gerência de Saúde e Medicina do Trabalho da FS, foi ministrada por profissionais do Corpo de Bombeiros no 1° Grupamento de Busca e Salvamento da corporação, na Barra da Tijuca. Esse foi o primeiro treinamento completo do tipo oferecido pela instituição a seus funcionários.

- O curso foi ótimo, uma experiência única, inesquecível. Me senti como no filme Tropa de Elite. Já tinha participado de um treinamento teórico sobre o assunto, mas aplicando na prática fica muito mais fácil de entender e lembrar caso eu me depare com essa situação. Agora, me sinto realmente preparada para ajudar se acontecer algum incêndio em um local onde eu esteja – ressaltou Martha Christina Madureira, nutricionista do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (Iede).

Durante o curso, os participantes puderam aprender conceitos teóricos e práticos para atuar na prevenção e combate a incêndio nas unidades, como quais os componentes necessários para a formação de um incêndio, suas principais causas, meios de prevenção, como identificar o tipo de incêndio, equipamentos de combate e qual o adequado para cada princípio de incêndio, ações básicas para evacuação dos locais, diferença entre atuação da brigada e do Corpo de Bombeiros, entre outras informações. A ideia é que os funcionários se tornem multiplicadores dos ensinamentos para suas equipes.

- Já tinha feito dois cursos de brigadista em outras empresas que trabalhei, mas esse foi muito melhor. Deu para entender e praticar bastante as explicações que recebemos. Aprendemos diversas técnicas para serem usadas em uma situação de incêndio, como organizar a evacuação de pessoas e combater um princípio de incêndio. Essa capacitação superou as minhas expectativas – contou Moacyr Píccolo, que trabalha na área de controladoria de dados da Diretoria de Recursos Humanos da FS.