Comemoração da semana do doador conta com workshop sobre CIHDOTT e palestra sobre doação de órgãos e tecidos.

28/09/2017

Profissionais de hospitais privados, públicos e municipais do estado do Rio estiveram presentes na última terça-feira, 26/09, no 1º Wokshop CIHDOTT realizado pelo Programa Estadual de Transplantes (PET). A atividade aconteceu no auditório da Fundação Saúde e buscou esclarecer e instruir os participantes sobre a implantação de uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante.

A atividade contou com uma grade extensa de palestras com profissionais que atuam em diversos CIHDOTTs de hospitais da SES e do próprio PET. Foram abordados assuntos como: faturamento, estratégias para identificação e novas ferramentas no manejo do potencial doador, encarando desafios na abordagem familiar, entre outros.

O médico do Hospital Central da Aeronáutica, Luiz Felipe de Albuquerque Alves, trouxe sua equipe para entender melhor sobre o CIHDOTT.

- Não temos uma comissão em nossa unidade e estamos vendo a possibilidade de implantar. Viemos com uma equipe multidisciplinar para saber mais sobre os processos e pré-requisitos. As palestras estão sendo muito esclarecedoras, pois estamos conseguindo ter uma visão global do assunto. Agora é sair daqui com toda essa bagagem e tentar colocar em prática – afirmou o médico.

No mesmo dia, o PET promoveu a palestra “Doe + Vida” no IRB – Brasil Resseguros, ministrada pela assistente social da Coordenação Familiar do PET, Patrícia Bueno Abreu, e teve como objetivo sensibilizar os presentes quanto a relevância do gesto de cidadania por meio da doação de órgãos e tecidos, além de desmitificar questões importantes do processo.

A funcionária Manoela Jesus de Souza participou muito emocionada da atividade, pois recebeu um rim há dez anos e aprovou a ideia de trazer o tema para a empresa: “O transplante é vida! Sinto que nasci novamente. A minha vida é muito melhor agora! A doação de órgãos e tecidos é essencial para dar uma nova chance para muita gente”.

De 25 a 29 de setembro, o PET programou uma série de atividades para comemorar o Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos, que acontece no dia 27 de setembro. O coordenador do programa, Gabriel Teixeira, ratificou a necessidade de se falar constantemente do assunto e a importância das ações programadas.

- A Semana do Doador é uma excelente oportunidade de conscientizar as pessoas sobre a doação de órgãos e tecidos. Precisamos sempre informar e esclarecer a população para que cada vez mais pessoas façam parte do nosso cadastro. Além disso, também temos que levar os profissionais da área da Saúde para discutir sobre o tema. O workshop, por exemplo, teve como objetivo instrumentalizar os profissionais para que eles voltem para suas unidades sabendo implantar e coordenar um CIHDOTT de forma correta.