Dia do Cardiologista

15/08/2017

Nesta segunda-feira, 14/08, comemora-se o Dia Nacional do Cardiologista. No Brasil, esse profissional é o responsável por uma árdua missão: tratar, entre outras patologias, pacientes portadores do mal que mais mata no país, as doenças cardiovasculares. Cerca de 30% das mortes registradas anualmente no Brasil são causadas por problemas no coração e vasculares. Somente o infarto provoca cerca de 80 mil mortes anualmente, segundo estimativa do Ministério da Saúde.

Assim como a maioria das doenças, o diagnóstico precoce é fundamental nesses casos e a avaliação de um cardiologista é o primeiro passo para a busca pelo tratamento. Somente ele é capaz de orientar sobre exames, medicamentos e condutas mais adequadas para cada paciente. A mudança de hábitos e de estilo de vida estão entre as principais medidas a serem tomadas.

A Secretaria de Estado de Saúde conta com uma unidade voltada exclusivamente para o tratamento de doenças cardíacas e cardiovasculares, o Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC), no Humaitá. Inaugurada em 1941, a unidade é referência no tratamento de patologias cardíacas de alta complexidade em adultos e crianças, oferecendo procedimentos de hemodinâmica e Cardiologia intervencionista com atendimento de urgência e emergência especializada 24 horas, cateterismo, entre outros. Em 2016, foram mais de 23 mil exames, cerca de 106,5 mil consultas e 1.520 internações.

Além disso, o instituto desenvolve atividade científica e desde 2010 é um dos colaboradores dos estudos referentes ao uso de células-tronco em pacientes infartados.