Dia Internacional da Tireoide é comemorado com LIVE pelo Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione

25/05/2020

Na manhã desta segunda-feira (25) o Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE), unidade sob gestão da Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro, deu início as atividades para a celebração do Dia Internacional da Tireoide, data criada para alertar a população que o mau funcionamento da glândula pode causar problemas em diversos órgãos importantes como coração, cérebro, fígado e rins. Diferente dos anos anteriores, onde as atividades eram realizadas em tendas montadas no pátio da unidade, desta vez, respeitando o isolamento social, a comemoração ficou por conta da distribuição de material informativo sobre disfunções tireoidianas, com foco na atual pandemia da Covid-19, além de uma LIVE realizada às 11h.

O folder, criado com perguntas e respostas e distribuído à pacientes e funcionário do IEDE, explica, por exemplo, que quem possui hipotireoidismo ou hipertireoidismo têm o mesmo risco que o restante da população de contrair a Covid-19. Mesmo se forem portadores de tireoidite de Hashimoto ou doença de Graves, estas não estão entre as doenças autoimunes que aumentam o risco para a Covid-19. Da mesma forma, caso adquiram esta doença, não estarão propensos a manifestar formas mais graves. No entanto, pacientes idosos, gestantes e com outras morbidades, como diabetes mellitus, hipertensão arterial e outras doenças cardiovasculares, obesidade, câncer, asma e outras doenças pulmonares, entre outras, fazem parte do grupo de risco e devem ser devidamente orientados.

A LIVE, produzida pela equipe de endocrinologia do Instituto, foi apresentada pela chefe do setor, Karen de Marca, que citou os cuidados que os pacientes precisam ter com os distúrbios tiroidianos durante a pandemia, com foco especial em crianças, gestantes e idosos. Participaram também da ação os endocrinologistas Renato Torrini, Monica Jung, Rosita Fontes, ambos profissionais do IEDE.