Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Dia Mundial do Diabetes: ações na rede estadual de saúde reforçam a importância da prevenção

18/11/2013

Em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes (14/11), unidades da Secretaria de Estado de Saúde estão organizando uma programação de eventos que visa a conscientização e o combate à doença, que atinge cerca de 14 milhões de brasileiros e 370 milhões de pessoas em todo o mundo. Entre as atividades, café da manhã, exames de sangue para detecção do diabetes e palestras com orientação profissional para pacientes e público em geral que procuram ajuda na prevenção da doença.

IEDE promove evento para conscientização do Dia Mundial do Diabetes

IEDE promove evento para conscientização do Dia Mundial do Diabetes

Iede organiza flashmob – Nesta quarta-feira, 13/11,o Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (Iede) vai preparar uma surpresa no ambulatório de Diabetes da unidade. Por volta das 10h, alunos de teatro infantil do instituto, pacientes e funcionários organizam um flashmob com um jingle criado especialmente pra data. Além disso, a unidade está promovendo palestras durante esta semana com os temas “O que é o diabetes?”, “Monitorizando a glicemia”, “O lanche na escola” e “Cuide de suas emoções”.

- Queremos surpreender os frequentadores do ambulatório, chamando a atenção para a causa do diabetes e, com isso, conscientizar a população – explica a chefe do serviço de diabetes do Iede, Rosane Kupfer.

Café da manhã light no Instituto Vital Brazil – Ainda na quarta-feira, o Instituto Vital Brazil abre o dia com um caprichado café da manhã light às 8h. Em seguida, está programado um bate-papo com o médico Ronaldo Arino e a realização de exames de sangue para detecção da doença.
- O diagnóstico é bastante simples. Bastam algumas gotas de sangue para medir a glicose e saber se você é ou não portador de diabetes – orienta Ronaldo.

O Instituto Vital Brazil fica na Rua Maestro José Botelho, 64, no bairro Vital Brazil, em Niterói.

Orientação nutricional no Hospital Tavares de Macedo – A unidade vai promover nesta quinta-feira no Centro de Estudos palestra com orientação nutricional para pessoas com diabetes, comandada por nutricionista do hospital. Além disso, temas como os cuidados necessários com o pé diabético e direitos de quem tem a doença serão debatidos na data, que realizará simultaneamente a verificação de HGT (teste de glicemia, que em altos níveis podem acusar o diabetes). A unidade fica na Rodovia Amaral Peixoto, Km 34, em Venda das Pedras, Itaboraí.

Escolha da data – O dia 14 de novembro foi definido como o Dia Mundial do Diabetes pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), entidade vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), e introduzido no calendário em 1991 como resposta ao alarmante crescimento da doença em todo o mundo. O objetivo é promover campanhas de prevenção e garantir o tratamento adequado e gratuito aos pacientes.

 

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h