Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado com festa no Hemorio

22/06/2017

Com decoração especial, em vermelho e branco, e bolo de aniversário, o Hemorio recebeu os doadores no dia 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue. Esse ano, a data caiu na véspera do feriado prolongado de Corpus Christi, o que aumentou ainda mais a necessidade de doadores no salão. Ao longo do dia foram coletadas 205 bolsas de sangue.

- Nos períodos de feriado prolongado precisamos contar com uma dose redobrada de solidariedade porque muitas pessoas deixam a cidade. Doar sangue é um ato de amor que deve ser incorporado ao nosso dia a dia – disse o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.

Segundo a enfermeira Neusimar Carvalho, chefe do setor de Promoção à Doação de Sangue, a data é muito importante para conscientizar sobre a importância da doação.

- O dia 14 de junho é uma data para homenagear, agradecer e convidar nossos doadores. Durante os períodos de inverno e feriados, a captação de bolsas de sangue diminui, por isso precisamos da ajuda de todos para reforçar nossos estoques – afirma.

Além dos corações pendurados no teto do salão, os primeiros doadores foram presenteados com bombons. Houve ainda sorteio de camisetas a cada meia hora. Uma das primeiras a chegar, Márcia Barroso foi uma das sorteadas:

- Vim cedo com a minha mãe, que é paciente aqui do Hemorio, e aproveitei para doar sangue. É um ato de solidariedade e ainda dei sorte, nunca tinha ganhado nem rifa! – comemorou.

Fora do hemocentro, foram realizadas outras ações para chamar a atenção dos cariocas para a data. No próprio dia 14, o Cristo Redentor foi iluminado com a cor vermelho. A iniciativa integra a campanha Junho Vermelho, promovida pelo Hemorio em parceria com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, a Santa Casa, a Associação Pró-Vita e o Movimento Eu Dou Sangue. Em Realengo, o Hospital Municipal Albert Schweitezer recebeu a coleta de sangue móvel do Hemorio.

PRÉ-REQUISITOS: Para doar sangue é necessário apresentar um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde. Não é necessário estar em jejum. O voluntário deve evitar alimentos gordurosos quatro horas e bebidas alcoólicas 12 horas antes de comparecer ao hemocentro.

ONDE: O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 08, Centro, e funciona todos os dias, das 7 às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados. Mais informações podem ser obtidas no Disque Sangue, no telefone 0800 282 0708.