Dia Nacional de combate ao fumo é celebrado com palestra educativa

05/09/2017

A Fundação Saúde preparou uma programação especial para comemorar o Dia Nacional de Combate ao Fumo que é celebrado no dia 29 de agosto. O médico pneumologista do Instituto Estadual de Doenças do Tórax Ari Parreiras (IETAP), Ricardo Henrique Meirelles, ministrou palestras com o tema “Tabagismo como doença” na Sede da Fundação, no Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC) e no próprio IETAP.

A Fundação Saúde foi a primeira a receber a palestra educativa, que ocorreu no dia 29 de agosto, no auditório da Sede e contou com a participação dos colaboradores que puderam saber mais sobre os malefícios do cigarro, o que é tabagismo, entre outros. Já o IECAC realizou a atividade no dia 31 de agosto e contou com a presença de funcionários e pacientes que fazem parte do Programa de Tabagismo da unidade. A psicóloga e integrante do Programa, Débora dos Santos, disse que a ideia de levar os participantes do programa foi excelente, pois ajudou a mostrar de forma geral o que cigarro pode causar na vida de uma pessoa:

“A palestra foi de grande importância por passar uma visão global dos impactos do tabagismo na sociedade, oferecendo recursos para superação deste problema. Os pacientes puderam perceber que não é apenas o medicamento que ajuda a parar de fumar. E nós profissionais de saúde percebemos como somos essenciais nesse processo” – afirmou a psicóloga.

No dia 1º de setembro o IETAP promoveu o evento que falou ainda de como é difícil parar de fumar, tratamento da dependência da nicotina, tabagismo primário (quando a pessoa inala a fumaça do cigarro), tabagismo secundário (fumante passivo) e tabagismo terciário (contaminação da fumaça após o cigarro já ter sido apagado).

O médico Ricardo Meirelles reforçou a necessidade de falarmos sobre esse vício e que os profissionais devem multiplicar esse assunto entre seus colegas para que essa conscientização chegue a todos: “Nosso papel como profissional de saúde é incentivar as pessoas a pararem de fumar. Temos que falar sobre o tabagismo e orientar os fumantes a procurarem ajuda, pois o tabagismo é uma droga, vicia e mata”.

Na próxima segunda-feira, dia 05 de setembro, às 15h30, o Hemorio realizará a palestra que acontecerá no auditório da unidade.