Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Especialista americano ministra palestra no IEDE

18/02/2014

Foto: Ascom/FS

Considerado um dos aliados para o universo masculino, o uso indevido da testosterona tem servido de alerta pelos especialistas por conta dos efeitos colaterais. Tanto homens quanto mulheres têm aplicado o hormônio indiscriminadamente, sem a devida prescrição médica. Consequentemente, os efeitos colaterais e o os riscos à saúde têm sido cada vez maiores na população.

O alerta foi reforçado pelo especialista Michael Irwing, do Centro da Divisão de Andrologia de Endocrinologia e Metabolismo da Universidade George Washington, que ministrou, nesta segunda-feira, dia 17/02, palestra no Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE).

Irwing ressaltou a necessidade de o médico estar atento ao histórico do paciente para avaliar se a reposição hormonal é indicada, considerando eventuais riscos da dosagem aplicada.  Pacientes cardiopatas e de meia idade são os casos mais preocupantes, pois a reposição indiscriminada pode levar à morte.

Foto: Ascom/FS

Segundo o diretor do IEDE, Ricardo Meirelles, o uso de testosterona por pacientes que têm deficiência deste hormônio, quando bem indicado, melhora a disposição do indivíduo, a libido, a força muscular, além de aumentar a musculatura e diminuir a gordura corporal.

A unidade tem um ambulatório de andrologia que atende a pacientes com hipogonadismo (deficiência de testosterona) de diversas causas, inclusive pacientes diabéticos, que também se beneficiam com a terapia hormonal.

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h