Evento marca aniversário de 82 anos do Hospital Estadual Carlos Chagas, unidade mais antiga da rede

05/07/2019

O Hospital Estadual Carlos Chagas (HECC), a unidade mais antiga da rede de saúde, comemorou nesta quinta-feira (04/07) 82 anos de existência. Para celebrar a data, o HECC resgatou sua própria história. Os destaques foram a exposição de utensílios usados em consultórios nas décadas de 40 a 90, como mesas, cadeiras, prontuários de internação, seringa de vidro e aspirador cirúrgico. No projeto “Memórias e Emoções” foram exibidos vídeos com depoimentos de pacientes que foram curados de doenças ao passar pela unidade. O diretor geral do hospital, Paulo Reis, abriu oficialmente o evento.

Inaugurado em 26 de junho de 1937, o Hospital Carlos Chagas é o único a fazer cirurgia bariátrica por videolaparoscopia pelo Sistema Única de Saúde (SUS) no Brasil. Localizado em Marechal Hermes, o HECC é uma unidade de urgência e emergência que atende cerca de cerca de 60 mil pessoas por ano em clínica médica, clínica cirúrgica e pediatria, além da assistência em terapia intensiva adulta.

O diretor do HECC, Paulo Reis, ressaltou que o evento resgatou um pouco da memória do hospital e anunciou investimento na unidade que estão em curso.

- Nossa exposição reconstituiu peças usadas em consultórios da época, como microscópio binocular, monitor cardíaco, além de exibir o livro da obstetrícia da década de 40, o mais antigo do acervo, que registrou o nascimento da paciente Euveninda Carvalho Ferreira em 1º de setembro de 1944. A unidade também está passando por melhorias, como a reforma do telhado, de enfermarias, centro cirúrgico e da central de material de esterilização. A previsão é que as intervenções sejam concluídas em outubro – disse Paulo Reis.

Almir Coelho de Moraes, de 42 anos, paciente com quadro renal crônico, foi um dos personagens do projeto “Memórias e Emoções”. Ele deu entrada na unidade em novembro de 2018, foi atendido, tratado e teve alta em janeiro deste ano.

- Cheguei doente na unidade, amparado por uma cadeira de rodas. Aqui, fui recebido e melhorei. Hoje, faço caminhada e sigo minha vida – testemunhou Almir Coelho, em vídeo.

O filho da Margarida Senna de Matos, de 87 anos, que se recuperou de acidente vascular cerebral, em maio, também falou em nome da mãe. Ele destacou o colhimento físico e emocional recebido na unidade. Em cartas, que ficaram expostas no hospital, funcionários destacaram momentos que marcaram suas vidas no HECC.

O HECC é um hospital de urgência e emergência com funcionamento 24 horas, tendo perfil clínico-cirúrgico/pediátrico com 188 leitos, sendo 20 de CTI. A unidade presta atendimento em clínica médica, cirurgia geral, pediatria, bucomaxilo, cirurgia bariátrica, programa Mais Sorriso, que presta atendimento odontológico especializado a crianças, jovens e adultos com deficiências, como paralisia cerebral, autismo, síndrome de down, entre outras.

Unidade é referência em cirurgias bariátricas na rede pública

Criado há 8 anos, o Programa de Cirurgia Bariátrica do Estado do Rio funciona no Hospital Estadual Carlos Chagas e já operou 2.780 pessoas em todo o Estado do Rio. O objetivo é, ao final deste ano, chegar a 3 mil cirurgias.

Lançado em dezembro de 2010, em um cenário onde eram realizadas pelo SUS cerca de 20 cirurgias por ano, em média, o programa é, hoje, a mais importante unidade pública brasileira a realizar o procedimento por meio de videolaparoscopia, uma cirurgia minimamente invasiva e que traz menos riscos. São realizadas cerca de 40 operações de redução de estômago por mês na unidade. O Hospital Carlos Chagas é a única unidade do estado a realizar este tipo de procedimento pelo SUS.

Fotos: Mauricio Bazilio/SES