Fundação Saúde comemora um mês do Serviço de Suporte Psicológico aos profissionais de saúde

13/05/2020

No último dia 30, a Fundação Saúde comemorou o primeiro mês do Serviço de Suporte Psicológico prestado aos profissionais de saúde que atuam em suas unidades. A ação tem como objetivo fortalecer e apoiar os colaboradores que estão na linha de frente no atendimento aos pacientes com Covid-19. O serviço, que funciona de terça a sexta-feira, das 12h às 18h, é realizado via whatsApp: 21 99477-8355, e o solicitante escolhe o tipo de atendimento que quer receber: mensagem, vídeo chamada ou ligação.

O projeto é uma iniciativa da Ouvidoria da FS e conta com a atuação de psicólogos da própria Fundação. Até o momento, o serviço realizou 50 atendimentos, e as principais queixas estão relacionadas aos transtornos causados por medos e incertezas ao novo coronavírus. Insônia, palpitações e crises de choro são alguns dos sintomas citados. Para os casos mais críticos, o projeto conta ainda com o atendimento presencial no Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro (CPRJ).

“O projeto tem sido muito bem aceito pelos colaboradores e recomendado por diversos órgãos e instituições de ensino como a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Universidade Federal (UFRJ). Agora, estamos trabalhando para ampliar os dias e horários de atendimento, nossa meta é chegar em turnos de 12h, todos os dias da semana. Estamos felizes com o resultado do trabalho”, comenta a ouvidora da Fundação, Ana Pessanha.

A Fundação Saúde entende que as medidas para contenção da pandemia do Covid-19, especialmente em relação ao comprometimento dos profissionais de saúde no atendimento à população, são fundamentais para o seu enfrentamento e não medirá esforços para manter o compromisso de assistência ao público, resguardando o bem-estar físico e mental de seus colaboradores.