Fundação Saúde do Estado assume gestão do SAMU na madrugada deste sábado

18/09/2020

7E7CB827-D502-4B65-B7ED-8B2A810ED506

A Fundação Saúde (FS) assume a gestão do SAMU no município do Rio de Janeiro no primeiro minuto deste sábado (19/09). A Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Fundação Saúde assinaram contrato de gestão no valor mensal de R$ 14.284.000,00. O SAMU é o primeiro serviço de saúde a ser transferido para a Fundação dentro da nova modelagem de gestão que prevê a substituição gradual das organizações sociais pela FS.

O serviço vai operar com uma estrutura de 60 ambulâncias – sendo 15 ambulâncias de suporte avançado (tipo UTI) e 45 ambulâncias de suporte básico -, além de 30 motolâncias (em motocicletas).Os serviços oferecidos pelo Componente Pré-Hospitalar Móvel de Urgência e Emergência do SUS, que até hoje eram administrados pela empresa OZZ, caracterizam-se pelo atendimento aos usuários em situações de urgência e emergência em saúde, nas emergências clínicas, cirúrgicas, traumáticas, gineco-obstétricas, psiquiátricas e pediátricas, por meio das ligações recebidas pelo número único nacional para urgências médicas – 192. Os atendimentos são realizados em vias públicas, locais de trabalho e residências, e contam com equipes que reúnem médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas.

O secretário de Estado de Saúde, Alex Bousquet, acompanhou na tarde desta sexta-feira (18/09) os últimos preparativos para o início da operação. Ele foi conhecer parte das ambulâncias que vai estar nas ruas do Rio a partir deste sábado. Ele estava acompanhado da presidente da Fundação Saúde, Odete Gialdi.

“É um momento histórico na gestão da Saúde no Estado do Rio de Janeiro. Estamos iniciando um novo modelo de gestão das unidades do estado pela Fundação Saúde. Ela agora vai começar a substituir as organizações sociais na administração de unidades e serviços”, disse Bousquet.

Odete Gialdi afirmou que a Fundação Saúde assume com o compromisso de atender com qualidade e respeito à vida humana:

“A Fundação Saúde agora é responsável pela execução do SAMU 192 aqui na cidade do Rio de Janeiro. Isso significa que o SAMU terá mais estabilidade e a garantia de que o serviço se consolida como muito essencial e importante para o SUS. A Fundação Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde, junto com todos os trabalhadores que atuam no SAMU, assumem o compromisso com a população de atender com qualidade e respeito à vida humana. Viva o SUS e salve o SAMU”, comentou Odete Gialdi.

CB9B25B5-61B4-4CD9-8211-F047AD61FFAB

O SAMU funciona com uma central de regulação, que é o núcleo responsável pelo recebimento das chamadas e o despacho do atendimento, de acordo com a ocorrência. A central de regulação funciona no prédio do Centro Integrado de Comando e Controle da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (CICC/PMERJ), e possui um sistema de tecnologia de informação responsável pela integração e monitoramento da operação, desde a chamada telefônica e o envio dos recursos assistenciais até o monitoramento das viaturas por meio de georreferenciamento. Esse sistema garante a otimização dos recursos e o acompanhamento em tempo real das respostas assistenciais.

O funcionamento do SAMU envolve pelo menos 1.100 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores e pessoal de apoio operacional. Além disso, há múltiplos serviços de suporte. A Fundação Saúde realizou processo seletivo para contratar enfermeiros e técnicos de enfermagem, garantindo ampla participação com mais de 9.300 inscritos, dos quais 252 já foram contratados para início imediato. A contratação de médicos já foi efetivada mediante seleção de empresa terceirizada.

O início do serviço neste sábado se dará com 30 ambulâncias, e os novos veículos serão incorporados até 15 de outubro, quando o SAMU estará funcionando com a frota completa. O processo de contratação dos condutores dos veículos está em andamento. Os motoristas serão terceirizados e selecionados por critério técnico.