Fundação Saúde e Secretaria de Estado de Saúde voltam a atuar no Hospital Estadual Anchieta após nulidade do contrato com OSS

16/05/2020

A Fundação Saúde, em atuação ao lado da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES), restituiu a gestão do Hospital Estadual Anchieta. A medida foi tomada após a Procuradoria Geral da pasta considerar nulo o contrato com a Organização Social Instituto Diva Alves do Brasil (IDAB).

A ação faz parte da revisão de contratos emergenciais que está sendo realizada pela SES em força-tarefa anunciada ontem entre a secretaria e a Controladoria Geral do Estado (CGE).

A OS foi notificada da decisão na segunda-feira, dia 11, e não se manifestou. No dia seguinte, bloqueou até 37 leitos na plataforma de regulação e não atendeu à demanda da SES para restabelecer os leitos imediatamente. A secretaria, portanto, restituiu, na última quarta-feira (13), a Fundação Saúde como gestora da unidade.

Com essa medida, a Fundação e a SES vão garantir os pagamentos integrais de salários do mês de maio, além do abastecimento de materiais e insumos. Dessa forma, o atendimento no hospital não será prejudicado, com todos os 75 leitos, sendo 14 de UTI, disponíveis na regulação. A Fundação Saúde já está analisando o quadro de profissionais e manterá o efetivo do hospital durante o período de transição com objetivo de garantir a plena continuidade do atendimento durante a pandemia do novo coronavírus.

A unidade, abandonada há anos em gestões anteriores, foi preparada para receber pacientes com coronavírus e conta com equipamentos de última geração, além de tomógrafo móvel, fundamental no tratamento da Covid-19.

A Fundação Saúde ao lado da secretaria seguem trabalhando para atender da melhor forma possível a população, com o objetivo de salvar vidas.​