Fundação Saúde fecha acordo coletivo que beneficia enfermeiros e técnicos de enfermagem

11/07/2016

A Fundação Saúde (FS) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) firmaram nesta sexta-feira, 08/07, acordo coletivo com os Sindicatos dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ) e dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Município do Rio de Janeiro (SATEMRJ). A iniciativa permitirá escala de trabalho de 12×60, 12×36 e de 24×120, respeitando a jornada semanal das categorias e priorizando o atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde.

O encontro, que aconteceu no auditório da Fundação Saúde, na Gávea, contou com a presença do secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior, do diretor executivo da Fundação Saúde, João Paulo dos Reis Velloso Filho, da presidente do SATEMRJ, Miriam Lopes, da presidente do SindEnfRJ, Monica Armada, e de diretores de unidades administradas pela FS.

- Apesar de estarmos enfrentando a pior crise econômica que o país já passou, a Saúde é uma das únicas áreas no estado que continua funcionando. Nesse exato momento, cerca de 50 cirurgias e 200 atendimentos estão sendo feitos em nossas unidades. Isso faz muita diferença na vida das pessoas. Somos nós, profissionais de saúde, que estamos lá para acolher, atender. Estamos desenvolvendo junto com sindicatos e associações uma campanha de valorização a esses profissionais. Eles não podem ser vítimas de violência e desrespeito. Sabemos que temos que dar também condições de trabalho, remuneração adequada e estamos constantemente buscando isso. Não adianta ter o melhor equipamento sem oferecer um trabalho multiprofissional adequado ao paciente. Por isso, além do acordo que estamos assinando hoje, estou defendendo que todos os nossos servidores passem a receber auxílio-transporte – adiantou o secretário de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior.

O diretor executivo da FS, João Paulo dos Reis Velloso Filho, lembrou da importância do alinhamento entre a direção das unidades e os funcionários em prol de um objetivo comum: o cuidado ao paciente.

- Gostaria de aproveitar essa oportunidade para reafirmar que temos buscado dirimir possíveis divergências entre os interesses das direções das unidades de saúde que administramos e dos profissionais que atuam nelas. Temos que trabalhar em benefício do paciente, unindo nossas forças. Entendemos a importância fundamental que o profissional de enfermagem tem dentro dos hospitais, funcionando como mola mestra do atendimento, e, por isso, decidimos firmar um acordo coletivo de escala de trabalho com essa categoria. Esse foi o primeiro de outros que pretendemos instituir. Continuamos na busca em estabelecer um relacionamento profissional e construtivo com todas as categorias que nos atendem.

Para a presidente do SindEnfRJ, Monica Armada, a assinatura do acordo vem ao encontro de uma solicitação antiga desses profissionais.

- O que estamos vivendo aqui é uma vitória, uma grande conquista. A possibilidade da escala de 24 horas era um pedido frequente dos enfermeiros e técnicos de enfermagem. Agrademos a boa vontade e a sensibilidade do secretário de Saúde em dar andamento a isso. Sabemos da dificuldade que o Estado está passando e acredito que esses acordos vão melhorar as condições de trabalho das categorias.

O secretário de Saúde aproveitou para reforçar a importância da Fundação Saúde na atual estrutura da SES.

- Quero avançar com a Fundação Saúde, ampliar sua atuação nas unidades. Vivemos um momento único no estado e só vamos passar por ele com união e trabalho. Queremos construir um novo tempo, respeitando quem trabalha na nossa rede e dando prioridade em manter nossas unidades abertas e honrar os pagamentos e dívidas.

O acordo vai beneficiar 2.111 profissionais contratados pela Fundação Saúde.

Assinatura de acordo coletivo Fundação Saúde (3) Assinatura de acordo coletivo Fundação Saúde (1)