Fundação Saúde organiza caravana da solidariedade

27/11/2013

Um grupo de funcionários da Fundação Saúde organizaram nesta terça-feira, dia 26/11, caravana de solidariedade para doar sangue durante a ação montada pela Secretaria de Estado de Saúde e Hemorio em comemoração à Semana do Doador no Largo da Carioca. Amanhã, dia 28/11, será a vez do grupo organizado pelo Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC), que irá ao Hemorio contribuir para o estoque de sangue do hemocentro. A campanha bateu recorde este ano e, em dois dias, coletou 1.085 bolsas de sangue.

“Participei com alegria da Campanha de Doação de Sangue promovida pelo Hemorio no Largo da Carioca, e pude perceber o quanto a unidade tem avançado em mobilização e tecnologia voltadas à captação e distribuição do seu principal insumo: o sangue. Ficou evidente também o quanto o Hemorio compartilha com os eixos estruturantes que embasam as ações da Fundação Saúde, atual gestora da Hemorrede: educação continuada, inova     ção tecnológica e atenção ao cuidado”, afirmou a diretora de Planejamento e Gestão da Fundação Saúde, Gleide Lacerda.

Ao longo desta semana, outras atividades serão realizadas no Hemorio como palestras e eventos voltados para o público jovem, objetivando atingir uma nova geração de doadores como parte dos programas Clube 25 e Jovem Salva Vidas.  A programação inclui ainda apresentação de coral e homenagem aos destaques do ano. Até o dia 30 de novembro, são esperados cerca de 3 mil candidatos no Hemorio.

HISTÓRIAS DE VIDA. Para quem já vivenciou momentos dramáticos na família, sabe a importância deste gesto de solidariedade. Para Elisângela dos Santos Costa, certa vez, uma pessoa muito próxima precisou receber bolsas de sangue para sobreviver. A partir deste momento, ela percebeu quanto é fundamental compartilhar algo tão valioso com alguém que precisa e, por isso, passou a ser doadora frequente.

Jorge Leandro Alencar Natário é doador desde os 18 anos de idade e, após o irmão ter sido vítima de acidente, reforçou a importância de banco de sangue estar para atender a quem precisa em situações emergenciais, principalmente.  “Infelizmente, com a correria do dia-a-dia, muitos se esquecem de ajudar o próximo. E, um gesto como este, pode mudar e salvar a vida de uma pessoa”, afirma.

Muitos ainda têm receio de doar sangue. São muitos mitos e inverdades sobre causas e efeitos de quem doa.  Thaís Cristina Figueiredo superou o medo e resolveu encarar o obstáculo. “Sempre tive vontade, mas o medo me impedia. Quando vi a campanha na rua, passei por cima e resolvi ajudar quem precisa. Quando olhava para a bolsa de sangue, sentia uma satisfação inexplicável, pois sabia que aquele líquido que eu estava doando iria ajudar alguém de alguma forma”, ressalta.

Quem pode doar sangue? - Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, deve trazer um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum. O candidato deve somente evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis. O modelo da declaração pode ser adquirido através do site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br.