Fundação Saúde participa da vacinação de pessoas com autismo, paralisia cerebral e síndrome de Down

28/04/2021

Drive-thru no Maracanã abriu hoje (28) com atendimento pré-agendado

Com o apoio da Fundação Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) instalou um posto de vacinação especial contra a Covid-19 no Estádio de Atletismo Célio de Barros, no Maracanã, para atender exclusivamente pessoas com mais de 18 anos que tenham autismo, paralisia cerebral e síndrome de Down. Em formato drive-thru, o serviço começa a funcionar nesta quarta-feira (28), direcionado a residentes da capital. Haverá também um posto de acolhimento, com atendimento multiprofissional. O objetivo é imunizar esses pacientes vulneráveis, muitas vezes, com dificuldade de usar máscara ou seguir protocolos de etiqueta respiratória. A ação será levada para outras regiões do estado.

- Os profissionais da Fundação Saúde são responsáveis pelo apoio administrativo da ação. Até 200 pessoas poderão ser vacinadas por dia, mediante agendamento prévio. Acredito que para todos seja uma experiência única poder participar desse momento tão importante para a saúde pública. – comentou o diretor executivo da Fundação Saúde, Dilson da Silva.

O drive-thru do Maracanã vai vacinar mediante agendamento prévio, que pode ser feito, desde o dia 27, pelo aplicativo gratuito “Vacina Covid RJ”, que está disponível nos nas lojas da Apple e do Google, ou pelo formulário disponível no site Vacinação Covid-19. Com data e hora marcadas, o paciente receberá a primeira dose e terá a segunda dose agendada automaticamente após a vacinação. A data será informada por mensagem SMS no celular cadastrado.

- A vacinação desse público será iniciada na capital, como projeto-piloto, e poderá estar disponível a todas as regiões do estado. A SES montou um ambiente virtual para agendamento e uma logística para vacinação voltada às necessidades do grupo, respeitando suas especificidades, com conforto e segurança, contando ainda com um posto de acolhimento – diz o secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves.

O posto exclusivo de vacinação vai funcionar de segunda a sexta, das 9h às 16h. As pessoas que estiverem agendadas devem comparecer no dia e hora determinados, apresentando documento de identidade.

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde enviou ofício aos demais municípios orientando que façam o levantamento da população que se enquadra nesse perfil.