Fundação Saúde promove ação de Natal para seus colaboradores

15/12/2016

Os funcionários das unidades geridas pela Fundação Saúde foram surpreendidos nos últimos dias com uma surpresa em meio ao expediente de trabalho. A banda Harmonia Enlouquece, formada por pacientes do Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro, unidade que acaba de ser incorporada à administração da FS, se apresentou para as equipes e, após o show, os colaboradores receberam a visita de Papai Noel, que entregou cartões com mensagens de agradecimento escritas pelos pacientes das próprias unidades.

A ação foi organizada pela FS para homenagear seus trabalhadores e reconhecer a dedicação que empregam diariamente nas unidades onde atuam. As visitas já passaram pelo HEMORIO, IEDE, IECAC e IETAP e os próximos a receber a ação serão HECC e HESM.

- Que coisa mais linda essas mensagens! Vivemos aqui sempre na adrenalina de oferecer o melhor atendimento ao paciente. Na hora em que ele chega, a mobilização é geral para proporcionar todo o cuidado necessário e depois vem a continuidade do tratamento. Ainda hoje me emociono com nosso trabalho. Se um dia eu endurecer e isso não me tocar mais, terá chegado a hora de eu largar a profissão – contou a enfermeira do HEMORIO, Monica Rouças, que reconheceu alguns dos pacientes que escreveram as mensagens.

Tocando um repertório próprio, composto, em sua maioria, pelo vocalista da banda, Hamilton de Jesus, o Harmonia Enlouquece embalou as apresentações com uma trilha sonora de diferentes ritmos como rock, soul, pop e até marchinha carnavalesca. A banda surgiu em 2001 como um desdobramento da oficina “Convivendo com a Música”, que propunha a musicoterapia com uma alternativa dentro do tratamento. Desde então, o grupo já se apresentou em diversos lugares, inclusive fora do estado, e dividiu o palco com Maria Bethânia, Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Elba Ramalho, entre outros artistas consagrados.

O técnico de laboratório do IEDE, Daniel Guiotto, não conhecia a banda e ficou surpreso com o que viu.

- A apresentação foi muito legal. Eles tocam muito bem e é ótimo saber que esse trabalho surgiu dentro de uma unidade pública de saúde. Assistir o grupo me trouxe uma alegria pra encarar o resto do meu dia de trabalho – disse ele.

No IETAP, a divulgação interna no boca a boca mobilizou as equipes e levou mais de 30 colaboradores ao auditório para assistir à banda.

- Nós adoramos a apresentação e a visita do Papai Noel. Foi um momento muito feliz, um carinho no coração dos nossos funcionários. Por coincidência, um dos pacientes que escreveu uma das mensagens do cartão estava aqui desde maio e teve alta hoje. Todos, inclusive ele, ficaram muito emocionados. Foi gratificante e houve uma grande integração entre as equipes e a Fundação Saúde – ressaltou a diretora da unidade, Eliene Denites.​