Fundação Saúde promove campanha de combate ao Aedes Aegypti

03/02/2016

Manter as caixas d´água vedadas, as bandejas de geladeira e de ar-condicionado limpas, as frutas cobertas e as plantas sem acúmulo de água. Essas foram algumas das orientações que os técnicos de medicina do trabalho da Fundação Saúde, Felipe Lemos e Jéssica do Carmo, deram aos colaboradores da entidade, na manhã do dia 1º de fevereiro, dando força à campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti. A ação também abrangeu os condôminos e visitantes do prédio Visconde de Cayru, onde fica localizada a sede da Fundação Saúde, quando foram distribuídos folders e adesivos àqueles que passaram pela portaria. Após o carnaval, será a vez do Hemorio, do IECAC e do IEDE entrarem no rol de visitação. A iniciativa aconteceu dentro do programa de responsabilidade social desenvolvido pela Fundação Saúde e em apoio à campanha “10 Minutos Salvam Vidas”, deflagrada pela Secretaria Estadual de Saúde. Campanha de combate a dengue (4)

Os profissionais visitaram todos setores da sede da Fundação Saúde, levando informações sobre métodos de prevenção e combate ao mosquito e sobre os sintomas da Dengue, febre Chikungunya e Zika. Também foi distribuído um kit, contendo folder explicativo, adesivo e um check list para controle semanal dos focos do mosquito. Muitos colaboradores aproveitaram para tirar dúvidas e, também, solicitaram mais material de campanha, para replicar aos seus vizinhos.

Quem aprovou a iniciativa foi a colaboradora da DTA, Cristina Mansur Zogbi. “Os técnicos abordaram aspectos novos e importantes para prevenção, como a questão da proteção às frutas que ficam acondicionadas em fruteiras, pois atraem o mosquito”, disse ela. Shirley Aquino de Siqueira, da DEX, também afirmou que a ação foi interessante, justamente, porque foram expostas informações pouco divulgadas. De acordo com ela, faz tempo que agentes de saúde não fazem vistoria do prédio onde mora, mas ela faz o que pode para evitar a proliferação do aedes aegypti.

A campanha “10 Minutos Salvam Vidas” foi lançada, em dezembro de 2015, para incentivar a população a tirar 10 minutos por semana para eliminar os possíveis focos do mosquito em suas casas e inclui, também, a realização de capacitação para profissionais de saúde das redes pública e privada. No carnaval, a campanha se estenderá aos blocos, quando serão distribuídos kits para as gestantes –  em alusão à personagem  Mulher Maravilha -, composto por capa, bracelete e tiara dourada.

Guerra ao mosquito

A iniciativa da Fundação Saúde, de desenvolver, na sede e nas unidades de sua gestão, ações de conscientização quanto à importância do combate aos focos do mosquito, antecipa a preocupação do Governo do Estado, diante do aumento do número de casos de dengue e, principalmente, do Zika Virus, no Rio de Janeiro. No dia 02 de fevereiro, foi publicado, no Diário Oficial, o Decreto nº 45.572, que determina a realização de mutirões para limpeza e eliminação dos criadouros no mosquito aedes aegypti em todos órgãos públicos do Estado.

Nas unidades, essa preocupação também se faz latente. No Instituto Estadual de Doenças do Tórax Ari Parreiras (IETAP), localizado no Barreto, em Niterói, há uma equipe, coordenada pela Gerência de Resíduos da Unidade, que, semanalmente, analisa os espaços e corrige as vulnerabilidades em relação a possíveis focos do mosquito. Até mesmo os pacientes participaram de forma intensa do mutirão, com ações internas nas enfermarias.

Fonte: Ascom/FS

Campanha de combate a dengue (2) Campanha de combate a dengue (3) Campanha de combate a dengue (5) Campanha de combate a dengue (6) Campanha de combate a dengue (7) Campanha de combate a dengue (8)