Fundação Saúde promove campanha de doação de sangue

02/12/2019

No dia 11 de dezembro, das 9h às 16h, a Fundação Saúde promove a campanha “Gávea pela Vida”. A ação, que acontecerá no auditório da sede, tem como objetivo reforçar os estoques de sangue do Hemorio, principal hemocentro do estado do Rio de Janeiro e unidade de referência para tratamentos do sangue no país, que nessa época do ano tem uma grande queda no número de doadores por causa das férias escolares. Além disso, a campanha busca atrair o público que frequenta a Gávea à doação de sangue.

Informações ao doador

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais (o modelo da autorização pode ser adquirido no site do Hemorio: www.hemorio.rj.gov.br). Não é necessário estar em jejum, apenas deve-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes. O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no centro do Rio.

Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço das outras 25 unidades de coleta distribuídas pelo estado.