Fundação Saúde promove campanha de prevenção e combate à hipertensão arterial

27/04/2015

A Fundação Saúde promoveu na última sexta-feira (24/04), no edifício onde está instalada a Sede, campanha de conscientização em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado dia 26 de abril. Durante duas horas, profissionais de saúde atenderam 50 pessoas, que tiveram a pressão arterial aferida e receberam informações sobre a doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 30 milhões de brasileiros são hipertensos. A prevenção e o controle são fundamentais para evitar problemas de saúde mais graves, como doenças cerebrais, cardíacas e renais.

Para prevenir a hipertensão, a médica do trabalho Laura Campello explica que a população precisa ter alguns cuidados, como praticar atividades físicas e manter uma alimentação saudável com baixo teor de sódio.

“Os índices verificados durante a ação foram bons para o cenário atual. Apenas uma pessoa precisou ser medicada e as demais receberam as devidas orientações. A dica para prevenir a hipertensão é ter hábitos saudáveis”, afirmou.

Carolina Fernandes, 26 anos, tem um histórico da doença na família e, para ela, a principal prevenção é fazer o acompanhamento constante, além de adotar uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos. “É muito interessante esse tipo de ação, pois serve de alerta às pessoas sobre a doença. Muitas não têm o costume de verificar a pressão e passam mal na rua sem saber que tem a haver com a pressão arterial”, ressaltou.

A equipe de Segurança e Medicina do Trabalho da Fundação Saúde desenvolve o Programa de Qualidade de Vida destinado também aos seus empregados. Nesta semana, ações similares também serão realizadas em quatro unidades de saúde da rede.

Foto: Ascom/FS