Fundação Saúde promove capacitação de voluntários para a Semana do Doador de Sangue

23/11/2015

A Fundação Saúde promoveu, na manhã desta segunda-feira (23), capacitação de voluntários que ajudarão na pré-triagem e na captação de doadores, durante o evento promovido pelo Hemorio em prol da Semana Nacional do Doador de Sangue, que se realizará de 25 a 27 de novembro, na Cinelândia. A ação visa à coleta de bolsas de sangue, que serão distribuídas para o atendimento de cerca de 200 unidades de saúde em todo o estado.

O treinamento, que reuniu cerca de 70 voluntários da Fundação Saúde, do Hemorio, do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC) e do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE), foi conduzido pela enfermeira do Setor de Promoção à Doação de Sangue do Hemorio, Neusimar Carvalho, que passou um panorama estatístico das doações de sangue, contou a história da unidade e falou sobre a evolução da hemoterapia no Brasil, antes de orientar os voluntários quanto à abordagem e acolhimento dos possíveis doadores.

Para ela, é muito importante que as pessoas se engajem nesse tipo de voluntariado. “Fico emocionada de ver essa sala cheia. Estejam certos de que estarão participando de uma ação muito importante, pois estarão ajudando a salvar vidas”, ressaltou.

O colaborador da Diretoria de Recursos Humanos, Jorge Leandro, já é doador de sangue e tem consciência da importância desse ato. “Tive parentes e amigos que precisaram de doações, então, sei que um gesto tão simples pode mudar a vida de uma pessoa. Ser voluntário mantém o espirito altruísta, além disso, temos tantas coisas ruins acontecendo, que ser voluntário ajuda a acreditar que o mundo pode ter um caminho diferente”, reforça.

Semana do Doador

A campanha promovida na Semana Nacional do Doador tem o objetivo de aumentar os estoques do Hemorio em um período importante – o fim do ano, quando há redução do número de doadores, ao mesmo tempo em que há demanda maior de reposição sanguínea. A expectativa é que cerca de 1500 pessoas compareçam na ação da Cinelândia, durante os três dias do evento. O atendimento será feito das 9h às 17h, nos dias 25 e 26, e, das 8h às 16h, no dia 27.

Quem comparecer ao evento, além de ajudar em uma causa nobre, também poderá participar de atividades culturais, que acontecerão ao longo do dia.

A campanha também recebe a contribuição de outros parceiros importantes: Rádio Bandnews FM, MPB FM, Instituto Masan, CCR Barcas, Metrô Rio, SuperVia, Fetranspor, Disque-Denúncia, Polícia Militar, Cedae e Confraria do Garoto.

O Hemorio é o responsável pelo abastecimento de sangue e derivados de cerca de 200 unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e poderia receber o dobro de doações que recebe atualmente. O diretor da unidade, Luiz Amorim, destaca que a coleta móvel é uma ótima oportunidade para mostrar a importância do ato de doar sangue.

“Objetivamos que o público jovem tenha ampla adesão à campanha e convoque os amigos e familiares, utilizando a hashtag #vemdoar. Além desta coleta na Cinelândia, o Instituto acolhe os doadores de sangue, diariamente, sendo um bom ponto de encontro das pessoas que querem fazer o bem”, ressalta.

Perfil do doador

A maior parte dos doadores do Hemorio é de homens (67%) e tem idade entre 18 e 29 anos (36%), moradores da Zona Norte e Zona Oeste do Rio de Janeiro. Apenas 32% são doadores de repetição (ou seja, têm o hábito de doar sangue), contra 46% de doadores espontâneos (que vão motivados por alguma campanha ou episódio). Um outro ponto de destaque é que apenas 1,5% da população do Rio de Janeiro é doadora de sangue, o que faz com que o estado fique abaixo da meta de doadores da Organização Mundial da Saúde, que é de 5%. Além disso, os dados identificaram que os moradores da capital são os mais assíduos na doação de sangue, contabilizando 65,1% do total.

Quem pode doar

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço das unidades de coleta distribuídos pelo Estado.

Fonte: Ascom/FS