Fundação Saúde promoverá curso de capacitação no IECAC

15/05/2013

A Fundação Saúde oferecerá curso de imersão na prática de enfermagem aos profissionais do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC). O treinamento será conduzido pela Berkley, que desenvolve programa de qualificação e capacitação profissional.  O anúncio foi feito nesta terça-feira, dia 14, durante a abertura da 10ª Semana da Enfermagem, que abordou o tema “Qualidade dos Cuidados de Enfermagem: uma busca permanente pela excelência”.

“A educação é um dos eixos estruturantes da Fundação Saúde e, por isso, investimos para capacitar nossos profissionais, pois sabemos que a qualidade prestada será revertida para a melhoria na assistência, o aprimoramento no cuidado ao paciente”, afirmou o diretor executivo da Fundação Saúde, Christian Ferreira.

Ao longo do dia, foram promovidas palestras referentes à qualidade na cardiopediatria, padrões internacionais na assistência, humanização, qualidade na central de material esterilizado e centro cirúrgico, gerenciamento de risco, qualificação profissional e liderança na enfermagem.

O dia da enfermagem é comemorado mundialmente em 12 de maio, data de aniversário de Florence Nightingale. Ela representou um marco para a história da enfermagem. Em 1854, montou hospital de campanha durante a Guerra da Crimeia e, durante a madrugada, caminhava com uma lamparina cuidando dos soldados, ficando conhecida como a Dama da Lâmpada.

Outro símbolo da enfermagem é Ana Néri, que se colocou à disposição do governo para acompanhar os filhos na Guerra do Paraguai em 1864. Ela foi a primeira enfermeira voluntária do Brasil.

A abertura do evento foi feita pelo diretor do IECAC, Antônio Ribeiro, que deu as boas-vindas aos participantes. A coordenadora dos hospitais da Secretaria de Estado de Saúde, Patrícia Martins Sant´Anna de Faria; a gerente de enfermagem do IECAC, Eli Ribeiro Amparo; a vice-presidente do Centro de Estudos do IECAC, Maria Eulália Thebit Pffeifer; o representante do Serviço de Educação Permanente do IECAC, Denílson Dionízio; a deputada estadual enfermeira Rejane; e a enfermeira Nádia Ramalho do Coren-RJ, também compuseram a mesa de abertura da solenidade.