Fundação Saúde realiza campanha de conscientização

12/02/2015

A Fundação Saúde realizou nesta quinta-feira, dia 12/02, campanha de conscientização para ratificar a importância do uso de preservativos como forma de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, entre elas a AIDS.  Foram distribuídas mais de 2 mil camisinhas, folders e panfletos aos trabalhadores e visitantes do edifício Cayru, prédio onde está situada a Sede da Fundação Saúde.

A iniciativa vai ao encontro da campanha do Ministério da Saúde, lançada no final de janeiro, para promover a prevenção, combinando camisinha, testagem e tratamento. De acordo com dados da Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP), divulgados na ocasião, 45% da população sexualmente ativa do país não usou preservativo nas relações sexuais casuais nos últimos 12 meses.

“Estamos às vésperas do Carnaval, uma das mais importantes festas populares do mundo. Em período como este, é fundamental ressaltar a importância da prevenção, do sexo seguro, da vida saudável. E, neste cenário, a Fundação Saúde cumpre com seu papel social, ao contribuir com a população, fornecendo informação, conhecimento e métodos contraceptivos seguros”, afirmou a diretora executiva da Fundação Saúde, Clarisse Lobo.

Além da distribuição de material de campanha de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, a Fundação Saúde conjugou outra importante tarefa, a de conscientizar a população a respeito da doação de sangue.

O Hemorio também lançou no final de janeiro deste ano, a 12ª edição da campanha “Vista a Fantasia da Solidariedade”, que tem como objetivo reforçar os estoques de sangue para o Carnaval, época em que há uma queda de pelo menos 50% no número de doações voluntárias.

De acordo com o Ministério da Saúde, menos de 2% da população doa sangue com regularidade.  E durante os períodos festivos como o Carnaval, o comparecimento de doadores, que já é irregular, diminui ainda mais.  Historicamente, as doações voluntárias nas duas semanas que antecedem o Carnaval chegam a cair 70%, exatamente em uma época em que a demanda aumenta, devido ao crescimento de acidentes nas estradas e o maior fluxo de pessoas.

Fonte: Ascom/FS

Foto: Ascom/FS Foto: Ascom/FS Foto: Ascom/FS Foto: Ascom/FS Foto: Ascom/FS Foto: Ascom/FS Foto: Ascom/FS Foto: Ascom/FS Foto: Ascom/FS Foto: Ascom/FS Foto: Ascom/FS Foto: Ascom/FS Foto: Ascom/FS  Foto: Ascom/FS