Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Fundação Saúde realiza campanha de prevenção à Hipertensão

02/05/2016

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, comemorado no dia 26 de abril, serviu de escopo para a campanha levada pela Fundação Saúde ao Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE), ao HEMORIO, ao Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC) e ao Hospital Estadual Carlos Chagas (HECC).Hipertensao

Os dados da doença no Brasil são alarmantes. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 30 milhões de brasileiros são hipertensos. Assim, a gerente do Serviço de Medicina do Trabalho da Fundação Saúde, Laura Campello, destacou a importância da campanha e explicou que a iniciativa teve o objetivo de alertar a todos para os perigos da doença, principalmente se não houver controle médico.

A campanha aconteceu de 26 a 29 de abril, período em que cerca de 340 colaboradores tiveram sua pressão arterial aferida e receberam folders de orientação quanto à adoção de práticas saudáveis, tais como redução do consumo de sódio, prática de atividades físicas regulares, hidratação correta e controle do tabagismo.

No IECAC, a campanha ganhou o reforço de profissionais da Unidade de Pesquisa Clínica e do Serviço de Saúde do Trabalhador. Além desses, o Centro de Estudos da unidade fez uma parceria com a Liga Acadêmica de Ciências Cardiovasculares da Faculdade de Medicina Souza Marques, que disponibilizou dez alunos para participar dessa ação, que, lá, também foi inserida no plano de rastreamento dos fatores de risco de doenças cardiovasculares.

Camp HAS IEDEDe acordo com Simone Raimondi, nutricionista do IECAC que capitaneou a ação na unidade, a partir dos resultados obtidos com a campanha, será discutido, com a direção do Instituto, um plano de ação frente àqueles que apresentaram alteração significativa da pressão. “Encontramos alguns profissionais com pressão alta não controlada, o que é um risco para a saúde de cada um deles, então, não podemos fechar os olhos para essa situação”, explicou ela.

Nas demais unidade, os funcionários que estavam com a pressão arterial alterada foram orientados a buscar consulta médica com especialista e seguirem as orientações de prevenção e tratamento.

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h