Fundação Saúde realiza campanha em prol do Outubro Rosa

30/10/2014

Um mar de rosas tomou conta da Fundação Saúde em prol da prevenção ao câncer de mama. Uma ação interna de conscientização realizada nesta quarta-feira, dia 29/10, na Sede, envolveu profissionais da administração, em especial, as mulheres.  A atividade, que reuniu mais de 70 participantes, promoveu a exibição de vídeo educativo e a demonstração de como fazer o autoexame.

Segundo a diretora executiva da Fundação Saúde, Clarisse Lobo, a ideia é estender a ação no próximo ano aos profissionais lotados nas unidades de saúde.  “Nós trabalhamos com a saúde e por isso, devemos fomentar a conscientização, orientando nossos empregados e possibilitando que cada um se torne um multiplicador desta informação”, ressaltou.

Para estimular a realização do exame, a médica do Trabalho da Fundação Saúde, Laura Campello, solicitou que cada participante traga o resultado da mamografia para controle. “Para facilitar o processo, vamos entregar a requisição de solicitação do exame para aquelas que são elegíveis. Queremos contribuir de forma efetiva para que o procedimento seja feito”, acrescentou Clarisse Lobo.

A gerente financeira da Fundação Saúde, Rosenita Guedes, foi uma das incentivadoras da ação juntamente com as colegas de trabalho Adriana dos Anjos, Dayse Cohen, Elisângela Santos e Suian Manhães. “Nós nunca acreditamos que isso possa acontecer conosco e sempre arrumamos uma desculpa para adiar a visita ao médico, principalmente para fazer os exames. Já perdi duas amigas, vítimas do câncer de mama, e sei que o controle é fundamental. Por isso, a realização anual da mamografia é simples e pode salvar vidas”, alertou Rose Guedes.

Diagnóstico mais cedo - O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, por conta da sua alta frequência e pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e da própria imagem pessoal. Este tipo de câncer é menos comum antes dos 35 anos, mas a incidência cresce progressivamente a partir dessa idade. O Ministério da Saúde recomenda como principal estratégia de rastreamento populacional a realização de exame de mamografia a cada dois anos para mulheres de 50 a 69 anos.

Para detectar precocemente a doença, a Secretaria de Estado de Saúde ampliou a faixa etária recomendada para a realização de mamografias, incentivando o exame bienal entre 40 e 49 anos e anualmente depois dos 50 anos; 10 anos a menos da idade sugerida pelo Ministério da Saúde. Para mulheres com histórico familiar de câncer, a recomendação é que esse grupo receba acompanhamento médico e faça mamografia anualmente a partir dos 35 anos.

Fatores da doença - Além da faixa etária, outros fatores também estão relacionados ao surgimento do câncer de mama, como hereditariedade, alta densidade da mama e problemas associados ao ciclo reprodutivo da mulher. Primeira menstruação precoce, menopausa tardia (após os 50 anos), primeira gravidez após os 30 anos ou não ter filhos também são perfis que merecem atenção especial. Outros motivos ligados ao estilo de vida também podem levar ao câncer. Nesse caso, o alerta fica por conta de fatores como obesidade pós-menopausa, sedentarismo, consumo excessivo de álcool e terapia de reposição hormonal e estresse.

site

site 5