Fundação Saúde realiza treinamento para profissionais que operam motolâncias

13/08/2021

A Fundação Saúde, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU), realizou, nos dias 10, 11 e 12 de agosto, treinamentos com objetivo de desenvolver habilidades de operação e pilotagem das motolâncias (motocicletas de atendimento pré-hospitalar). A ação foi realizada na sede do Serviço Social de Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), em Deodoro, Zona Norte do Rio de Janeiro. Ao todo, 18 enfermeiros e técnicos de enfermagem do SAMU participaram da ação.

Esta é uma iniciativa do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU e foi ministrada por profissionais do próprio Serviço, onde foram realizadas atividades de práticas para desenvolvimento de habilidades na condução das motos, legislação de trânsito, sistema do SAMU, além de simulação de atendimento pré-hospitalar a vítimas de parada cardíaca.

‘’Esse curso faz parte da formação proposta pelo Ministério da Saúde (MS) para profissionais que atuam no serviço e é de extrema necessidade para trazer mais segurança e agilidade aos atendimentos. As equipes de motolância são fundamentais e salvam muitas vidas, por isso precisam estar altamente capacitadas’’, explica o coordenador do NEP, José Henriques.

Atualmente, o SAMU conta com 30 motolâncias que operam em duplas de profissionais de enfermagem. No município do Rio de Janeiro, as motocicletas atuam desde janeiro deste ano e já realizaram mais de três mil atendimentos.