Fundação Saúde reforça campanha de combate ao Aedes Aegypti

19/02/2016

Alertar colaboradores e pacientes quanto à importância de se envolver na prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, da febre Chikungunya e do Zika Vírus. Esse foi o objetivo da Fundação Saúde ao levar, para unidades sob sua gestão, os técnicos de segurança do trabalho, Felipe Lemos e Jéssica do Carmo, para transmitirem informações importantes sobre o assunto. Nesta semana, a ação aconteceu no Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC), no Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE) e no Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcanti (Hemorio). IMG_20160218_095409719

No IECAC, muitos pacientes aproveitaram para tirar dúvidas e, também, relatar casos ocorridos em seus bairros ou cidades. Mesaque Hananias, morador de Paracambi, município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, aprovou a ação e disse que se preocupa com a proliferação do mosquito. “Costumo verificar os possíveis lugares da minha casa, onde podem se formar os criadouros. Não deixo água nos vasos de plantas, por exemplo”, afirmou ele.

O diretor do IEDE, Ricardo Meirelles, parabenizou a Fundação Saúde pela iniciativa e destacou que, na unidade, estão sendo feitas vistorias semanais, em uma parceria da Administração com o setor de limpeza e com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). “Também fazemos essa verificação após dias chuvosos, devido ao inevitável acúmulo de água”, relatou. Durante a ação, realizada nos ambulatórios do IEDE, alguns disseram que foram acometidos pela dengue, assim como parentes ou amigos, e se mostraram preocupados com o avanço da doença.

No Hemorio, a colaboradora do Setor de Ensino e Pesquisa, Priscila Santos, já teve dengue e, recentemente, passou dez dias em repouso, por ter contraído o Zika Vírus. “É uma doença muito incômoda. Eu costumo combater os focos do mosquito, mas, infelizmente, na vizinhança não acontece o mesmo”, lamentou ela.

A iniciativa da Fundação Saúde estava alinhada à campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti, da Secretaria de Estado de Saúde, intitulada “10 Minutos Salvam Vidas”, que foi lançada, em dezembro de 2015, para incentivar a população a eliminar os possíveis focos em suas casas. No início do mês, colaboradores da sede e condôminos do prédio onde estava alocada a Fundação Saúde também receberam as orientações dos técnicos.​

Hemorio Hemorio IECAC IEDE