Guia de higienização orienta a melhor forma de manter a casa limpa, prevenindo o coronavírus

08/05/2020

Uma das principais formas de transmissão do coronavírus é o contato com superfícies contaminadas, seguido de toque em mucosas, como olhos, boca e nariz. Entretanto, o vírus que causa a Covid-19 pode ser destruído com itens que muitas pessoas já possuem em suas casas, como sabão e água sanitária.

Para comunicar como limpar diferentes superfícies e objetos com eficiência, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) lançou o Guia de Higienização, que explica de forma objetiva o passo a passo da limpeza. Ele pode ser acessado clicando aqui. O material também está disponível em formato de cartaz A3, que pode ser acessado aqui.

Além da higiene de superfícies, é importante continuarmos com outras medidas de prevenção dentro de casa:
- Espirrar ou tossir no antebraço;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como toalhas, talheres e copos;
- Lavar frequentemente as mãos com água e sabão, especialmente após espirrar ou tossir;
- Evitar tocar o rosto;
- Quando estiver com sintomas de Covid-19, procurar isolar-se do resto dos habitantes da casa.