Harmonia Enlouquece do CPRJ participa do programa Além das Cifras

28/07/2021

O grupo Harmonia Enlouquece, projeto de musicoterapia do Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro (CPRJ) participou, no dia 22 de julho, de uma live do Projeto Além das Cifras. O programa teve cerca de uma hora de duração e contou com a participação do diretor do CPRJ e integrante do grupo, Dr. Francisco de Paula Sayão, mais conhecido como Kico.

Referência Nacional em atuação com a música na terapia psiquiátrica, o CPRJ se localiza no bairro Gamboa, zona portuária de Rio de Janeiro. Em 1998, na unidade, foi oferecida aos pacientes uma oficina chamada “Convivendo com a música”. A partir de então, alguns pacientes sentiram a necessidade de ampliar sua relação com a arte e começaram a compor.

O Harmonia Enlouquece teve sua estreia em 7 de abril de 2001, no “Dia Mundial da Saúde”. O grupo retrata a realidade dos pacientes de clínicas psiquiátricas, e suas músicas servem como reflexo de um contexto estigmatizado e pouco explorado. Além de participar de eventos no Rio de Janeiro, o Harmonia já tocou em Porto Alegre, Salvador, Fortaleza e João Pessoa. Fora do país, tocou em Montevidéu, no Uruguai e Buenos Aires, capital da Argentina.

Desde o início das atividades, mais de 80 integrantes passaram pelo grupo, muitos dos quais não mais integram o conjunto, mas em algum momento precisaram do espaço em suas vidas. Para alguns deles, os resultados do processo terapêutico e artístico apareceram também na redução do número de internações e na melhora na adesão ao tratamento.

O diretor da unidade e integrante do grupo, Kico Sayão, falou sobre fazer parte deste projeto. ‘’É uma sorte, pois nos formamos em 2001, desde então, mais de 80 integrantes já passaram pelo conjunto, alguns técnicos, músicos e vários pacientes. Grande satisfação é ter o Hamilton como meu guia e ter como elemento principal o paciente, que rompe o selo da incapacidade’’.

Confira a live na íntegra em: https://www.youtube.com/watch?v=7iFax64Ailg