Hemorio agradece aos mais de 1.600 doadores que participaram da campanha #vemcomigo

27/11/2014

Coleta móvel na Cinelândia bateu a meta e chegou a 1.024 voluntários. A onda de solidariedade se alastrou por todo o estado,
os 26 hemocentros do RJ receberam 1.586 doadores.

Dois dias da campanha #vemcomigo e 3.278 voluntários estiveram na coleta móvel na Cinelândia, na sede do Hemorio e nos outros 26 hemocentros do RJ para doar sangue.

Na coleta móvel e na sede do Hemorio foram 1.692 voluntários. Só a tenda montada no Centro do Rio recebeu 1.024 pessoas nesta terça e quarta-feiras, batendo a meta de mil candidatos. Já a sede da unidade contou com 668 doadores nos dois dias. Foto: Ascom/SES

A onda de solidariedade se alastrou por todo o estado, os 26 hemocentros do RJ receberam 1.586 doadores.

O objetivo da comemoração do Dia do Doador foi aumentar os estoques de sangue para as festas de fim de ano. O Hemorio abastece com sangue e derivados cerca de 200 unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado.

- A campanha confirmou o conceito de solidariedade, cidadania e responsabilidade da população e, por isso, o sucesso. As pessoas que puderam compareceram na Cinelândia, outras ao Hemorio, e tantas outras contribuíram nos demais pontos de coleta em todo o estado. O importante é doar sangue e salvar vidas – ressaltou o secretário de estado de saúde, Marcos Musafir.

Entre os 26 hemocentros, os destaques na arrecadação foram o Hemorio, além do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Instituto Nacional do Câncer (Inca), Hospital Federal Cardoso Fontes e Hospital Federal de Bonsucesso na capital fluminense. No interior, a campanha foi sucesso também nos municípios de Rio Bonito, Angra dos Reis, Campos, Barra Mansa, Resende e Volta Redonda.

Hábito da doação – Ciente da importância da doação de sangue, a advogada Mariângela Albuquerque, de 29 anos, B+, se uniu a outros tantos doadores que aproveitaram o segundo dia da campanha para realizarem a doação.

- Tinha o hábito de doar sangue na cidade em que morava, mas é a primeira vez que faço isso aqui no Rio de Janeiro. Como trabalho próximo a Cinelândia, aproveitei a facilidade e me organizei para participar desta ação, e convidei ainda alguns amigos do trabalho – afirma Mariângela.

A campanha tem como padrinhos os atores Joaquim Lopes, Mariana Rios e Klebber Toledo, e o apoio da rádio Bandnews FM e da empresa Masan. Na sede do Hemorio, também acontecem palestras e eventos voltados para o público jovem, pensando numa nova geração de doadores, como parte dos programas Clube 25 e Jovem Salva Vidas. A programação inclui ainda apresentação de corais, apresentações musicais e homenagem aos destaques do ano. Até o dia 29 de novembro, são esperados cerca de 2000 candidatos.

Foto: Ascom/SESDoação dupla – Nos dois dias da campanha na Cinelândia, além de doar sangue, cada doador escolheu uma instituição de caridade para receber cestas básicas fornecidas pela empresa Masan, parceira do Hemorio para o evento. Entre as opções estão a Associação dos Falcêmicos e Talassêmicos do Rio de Janeiro (Afarj), o Retiro dos Artistas e o Instituto Presbiteriano Álvaro Reis de Assistência à Criança e ao Adolescente (Inpar). Alguns doadores serão sorteados para participar da entrega das cestas.

Quem doa dá show – Atrações culturais e musicais também estavam presentes na Cinelândia e proximidades, devido a campanha do Hemorio. A bateria do Salgueiro agitou os voluntários que aguardavam para a doação de sangue, além dde artistas de rua que se apresentavam exibindo a frase: “Quer ajudar mesmo? Doe Sangue”. Balões com a frase “Quem doa dá show” também enfeitaram o Centro da cidade.

Informações ao doador – Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. O modelo da autorização pode ser adquirida através do site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio. Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço dos outros 26 unidades de coleta distribuídos pelo Estado.

O Hemorio é o responsável pelo abastecimento de sangue e derivados de cerca de 200 unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e poderia receber o dobro de doações que recebe atualmente. Hoje no Brasil apenas 2% da população é doadora de sangue. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de 5%.