Hemorio fará coleta emergencial na Cinelândia

09/07/2014

Desde que a Copa do Mundo teve início no mês passado, o número de comparecimentos diários de doadores voluntários de sangue caíram acentuadamente em todo o país, causando um desequilíbrio nos estoques dos hemocentros, que são os responsáveis pelo abastecimento aos hospitais públicos e conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS).  Por isso, para aumentar o número de bolsas em seu estoque, amanhã e sexta (10 e 11) o Hemorio fará uma coleta emergencial com sua unidade móvel na Cinelândia, das 9 às 16 horas.

Palco da grande final, que vai acontecer no próximo domingo, no Maracanã, o Rio de Janeiro, que receberá milhares de turistas, é um dos Estados onde existem mais hospitais públicos para o atendimento da população.  Somente o Hemorio distribui sangue para cerca de 200 unidades, entre elas as grandes emergências como os hospitais Getúlio Vargas, Souza Aguiar, Miguel Couto, Lourenço Jorge, Salgado Filho e Albert Schweitzer, além de maternidades e UTI´s.

Mesmo com a ampliação das coletas externas e o agendamento de caravanas no Hemorio, o número de comparecimentos ainda está muito abaixo do ideal.  Desde que os jogos tiveram início, houve uma queda que variou entre 30 e 40%, mas nos últimos dois dias, o movimento de doadores caiu cerca de 70%.  Segundo Esther Lopes, coordenadora do Serviço de Hemoterapia do instituto, a queda é muito preocupante.

- Como a cidade está repleta de turistas, a nossa preocupação só aumenta, pois precisamos ter um estoque de segurança para possíveis emergências.  É muito importante que a população compareça para doar sangue para que possamos reverter a situação crítica dos estoques.  Estamos precisando de sangue de todos os tipos – explica a médica.

Alerta pelo twitter é disparado

Hoje pela manhã o instituto também utilizou pela primeira vez um alerta através do Twitter.  A plataforma, que é um projeto pioneiro entre o Hemorio e o microblog, foi criada no fim de maio com o objetivo de estimular as doações quando os estoques estiverem em níveis muito críticos.  Para receber os alertas, é preciso ter uma conta no Twitter, ir ao perfil do Hemorio (@HEMORIO) e clicar no sino laranja que estará na timeline. O usuário será, então, direcionado a fazer seu cadastro no Twitter Alerts. Aí, basta informar o telefone e estará habilitado para receber as mensagens via celular e pela rede social. Se a conta estiver habilitada em um dispositivo móvel, como celular ou tablet, basta somente clicar no sino e automaticamente já estará cadastrado.

Quem pode doar sangue? Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, deve trazer um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum. O candidato deve evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis. O modelo da declaração pode ser obtido através do site doHemorio – www.hemorio.rj.gov.br

Endereço - O Hemorio é um órgão da Secretaria de Estado de Saúde e fica na Rua Frei Caneca, 08 – Centro, ao lado do Campo de Santana.  Funciona todos os dias (inclusive sábados, domingos e feriados), das 7 às 18 horas.  Ainda existem 26 unidades de coleta de sangue públicas em todo o Estado. Os endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser obtidos através do Disque Sangue (0800 282 0708) que também esclarece outras dúvidas e agenda doações com hora marcada.

Fonte: Ascom/Hemorio