Hemorio inaugura novo setor de quimioterapia, transfusão e centro de imagens

13/12/2013

O Hemorio ganhou nesta quinta-feira (12) uma nova ala com 750 metros quadrados, que abrigará um setor de quimioterapia e transfusão. O local concentra duas áreas: o Aquário Carioca, espaço lúdico e acolhedor para atendimento infantil, inspirado no fundo do mar, criado em parceria com a ONG Instituto Desiderata e o designer Gringo Cardia; e a Ala Henfil, para atendimento de pacientes adultos. A Secretaria de Saúde investiu R$ 4,2 milhões nos dois projetos. O hemocentro inaugurou ainda o novo Centro de Imagens, que recebeu equipamentos mais modernos, como tomógrafo, aparelhos de Raios-x e ultrassom.

O secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, fez questão de agradecer a todos os parceiros envolvidos no projeto e exaltou a importância da nova ala destinada ao tratamento de quimioterapia e transfusão de sangue.

“O que se entrega hoje aqui com a inauguração dessa ala está muito acima do que se chama atualmente de padrão é Fifa de qualidade. Porque aqui tem amor, carinho e dedicação. Isso é a vida, a essência do Hemorio. Nesse local, será possível amenizar o sofrimento de muitas crianças e adultos”, explicou o secretário, relembrando a inauguração de outro espaço destinado ao setor, a ala de quimioterapia do Hospital da Criança, em março deste ano.

Para a diretora-geral do Hemorio, Clarisse Lobo, a criação do espaço aumenta a eficácia do tratamento. A previsão é de que o Aquário Carioca atenda a cerca de 5 mil pessoas, a partir de janeiro do ano que vem.

– O ambiente acolhedor e lúdico potencializa as ações de humanização, que influenciam positivamente na resposta terapêutica dos pacientes. Estamos oferecendo assistência de qualidade à população, o que é defendido pelo SUS (Sistema Único de Saúde) – afirmou a diretora.

O filho do Henfil, Ivan Cosenza de Souza, esteve presente para conhecer a setor batizado com o nome do cartunista. Produtor cultural e também presidente do Instituto Henfil, ele lembrou a importância do pai na luta pelos hemofílicos e agradeceu a homenagem.

“Fiquei muito contente e lisonjeado pela homenagem feita ao meu pai, que sempre foi muito participante de campanhas de doação de sangue e de auxílio aos hemofílicos. Pra mim está sendo muito gratificante ver esse reconhecimento”, afirmou.

Fonte: Ascom SES