Hemorio lança campanha de Carnaval para aumentar estoque de sangue

19/01/2016

Integrantes da escola de samba Estácio de Sá, juntamente com o Rei Momo, a rainha e as princesas do Carnaval carioca, agitaram o salão de doadores do Hemorio, na manhã do dia 19 de janeiro, para anunciar o lançamento da 13ª edição da campanha “Vista a Fantasia da Solidariedade”. A ação tem como objetivo reforçar os estoques de sangue para o Carnaval, época em que, historicamente, há uma queda de, pelo menos, 50% no número de doações voluntárias.

Com a queda no número de doações, nas duas primeiras semanas de janeiro, o Hemorio tem coletado, em média, 120 bolsas de sangue por dia. O hemocentro, que abastece com sangue e derivados cerca de 200 unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), tem capacidade para receber até 500 doadores diariamente.Lançamento da campanha de carnaval 2016 - Hemorio

- O reforço para os estoques durante o período de Carnaval tem como objetivo manter a média de 300 doações ao dia, neste período em que as pessoas deixam de comparecer, por conta das festas – explica Luiz Amorim, diretor geral do Hemorio, ressaltando que, hoje, no Brasil, apenas 1,8% da população doa sangue com regularidade, quando a recomendação da Organização Mundial de Saúde é de 5%.

Nesta edição da campanha, a atriz Paloma Bernardi, rainha de bateria da Acadêmicos do Grande Rio, abraça a causa como madrinha e incentiva a população a adotar este ato de cidadania e solidariedade:

- Diariamente, milhares e milhares de pessoas precisam de sangue de todos os tipos para sobreviver. Par ajudar, você precisa apenas doar uma hora do seu tempo, a cada três meses, para resgatar a alegria de viver em todos eles. Você tem o poder correndo nas veias! Doe sangue! – declarou Paloma.

Entre as atividades programadas pelo hemocentro estão a coleta móvel de sangue, na sede do Comitê Olímpico Brasileiro, na Barra da Tijuca, no dia 26 de janeiro; o bloco Vem Doar Pra Mim, que, no dia 2 de fevereiro, promete levar os foliões ao Hemorio para doar sangue, em parceria com o Instituto Masan, e o sorteio de fantasias cedidas pela escola de samba Estácio de Sá.

Informações ao doador – Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais (o modelo da autorização pode ser adquirido no site do Hemorio: www.hemorio.rj.gov.br). Não é necessário estar em jejum, apenas se deve evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio.