Hemorio mobiliza 865 pessoas na coleta de bolsas de sangue no Dia do Doador

26/11/2014

Foram 438 voluntários na coleta móvel montada na Cinelândia e 427 na sede da unidade. A ação faz parte das atividades da Semana Nacional do Doador e continua na quarta-feira, das 09h às 17h.

A campanha #vemcomigo promovida pelo Hemorio, durante a Semana do Doador de Sangue, mobilizou 865 pessoas na coleta móvel e na sede da unidade no primeiro dia de ação. A estrutura móvel, que atraiu 438 doadores, permanece montada na Cinelândia, nesta quarta-feira (26), das 09h às 17h. A mobilização foi além: na sede da unidade, o fluxo de voluntários aumentou 58% em comparação ao volume diário de doadores, com 427 pessoas, número 20% maior do que no mesmo período do ano passado. A campanha tem como padrinhos os atores Joaquim Lopes, Mariana Rios e Klebber Toledo, e o apoio da rádio Bandnews FM e da empresa Masan. O Hemorio abastece com sangue e derivados cerca de 200 unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado. 20%   Foto: Ascom/SES

- Com a proximidade das festividades de final de ano observa-se a redução no número de doadores e o aumento na demanda de reposição sanguínea, o que é essencial para a assistência nas unidades hospitalares, principalmente nos centros de trauma. É preciso conscientizar que uma única bolsa de sangue pode salvar até cinco vidas, o que reforça a importância da doação – afirma o Secretário de estado de Saúde, Marcos Musafir.

Entre as pessoas que aderiram a campanha, doadores frequentes e também aqueles que se prontificavam pela primeira vez formavam uma corrente do bem. A técnica de radiologia, Marlene Pereira, de 55 anos, O+, foi a primeira doadora da ação e afirmou que irá convidar familiares e amigos, através das redes sociais.

- Fiquei sabendo que haveria esta coleta na Cinelândia e me organizei para vir fazer minha doação de sangue, antes do trabalho. Sei da importância deste gesto e tenho certeza de que se todos doassem seria muito melhor para manter o estoque de sangue, durante todo o ano – ressalta Marlene.

Para a chefe do serviço de atendimento ao doador do Hemorio, Naura Faria, este evento homenageia os doadores que comparecem na sede da unidade durante todo o ano, e sensibiliza novos. Foi o que aconteceu com Ângela Pieri, de 22 anos, AB+, que foi abordada por um dos voluntários do evento, enquanto passava pela Cinelândia.

Foto: Ascom/SES- Fui surpreendida com a ação. Estava indo para um compromisso e optei por desmarcá-lo e participar. Ganhei um balão com a frase “Quem doa dá show” e fui encaminhada até a unidade móvel de coleta. Agora sou uma doadora de sangue – declara a moradora de Teresópolis.

Na sede do Hemorio, também acontecem palestras e eventos voltados para o público jovem, pensando numa nova geração de doadores, como parte dos programas Clube 25 e Jovem Salva Vidas. A programação inclui ainda apresentação de corais, apresentações musicais e homenagem aos destaques do ano. Até o dia 29 de novembro, são esperados cerca de 2000 candidatos.

Doação dupla – Além de doar sangue, cada doador escolhe uma instituição de caridade para receber cestas básicas fornecidas pela empresa Masan, parceira do Hemorio para o evento. Entre as opções estão a Associação dos Falcêmicos e Talassêmicos do Rio de Janeiro (Afarj), o Retiro dos Artistas e o Instituto Presbiteriano Álvaro Reis de Assistência à Criança e ao Adolescente (Inpar). Serão sorteados doadores para participar da entrega das cestas.

Quem doa dá show – Em pontos de grande circulação de pessoas, próximos à Cinelândia, artistas de rua se apresentam e no lugar caixas de contribuição, haverá placas a frase: “Quer mesmo ajudar? Doe sangue! Quem doa dá show!”. Na quarta-feira, integrantes da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro prometem agitar o espaço público com uma apresentação ao meio dia.

Informações ao doador – Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. O modelo da autorização pode ser adquirida através do site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio. Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço dos outros 26 unidades de coleta distribuídos pelo Estado.

O Hemorio é o responsável pelo abastecimento de sangue e derivados de cerca de 200 unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e poderia receber o dobro de doações que recebe atualmente. Hoje no Brasil apenas 2% da população é doadora de sangue. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de 5%.

Fonte: Ascom/SES