Hemorio novamente entre os melhores do mundo

06/12/2013

O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Fundação Saúde, acaba de ser reacreditado pela Associação Americana de Bancos de Sangue (AABB) após três dias de auditoria feita por um grupo de auditoras americanas. É a sétima vez consecutiva que o hemocentro recebe a acreditação comprovando a excelência e a qualidade do sangue oferecido à população do Estado do Rio de Janeiro.

Durante essa semana, as auditoras americanas examinaram todos os processos da cadeia produtiva do sangue no Hemorio, desde a promoção à doação, passando pelo atendimento ao doador, armazenamento, exames e controle de qualidade.

A AABB tem como objetivo promover o desenvolvimento científico da hemoterapia. Para isso, uma das suas principais atividades é auditar quando solicitado, os serviços de hemoterapia dos Estados Unidos e outros países, conferindo a certificação quando as unidades cumprem os elevados padrões de qualidade fixados pela associação em manual próprio. Em todo o mundo, dois mil serviços são filiados à AABB.

A associação mantém um programa de acreditação de bancos de sangue há mais de 50 anos. Desde 2001, o Hemorio – que foi a primeira instituição Pública fora dos Estados Unidos a obter esse certificado – se submete ao processo de acreditação. Desde então, a instituição trabalha para atender a todas as rigorosas exigências do manual da associação, que avalia centenas de itens, divididos em diversas categorias como organização; recursos humanos; equipamentos; fornecedores e clientes; controle de processo; documentação e registro; desvios, não conformidades e complicações; avaliações internas e externas; melhoria de processo através de ações corretivas e preventivas e, enfim, instalações e segurança.

O laboratório onde são realizados os testes NAT (sigla em inglês para Teste de Ácido Nucleico) foi muito elogiado pela equipe americana. O teste é uma das inovações tecnológicas que já foram implantadas para a detecção de infecções virais e um grande passo em relação à qualidade e segurança transfusional, já que realiza um diagnóstico ainda mais precoce de doenças transmitidas pelo sangue.

O Hemorio realiza sorologia para 80% das bolsas de sangue coletadas e abastece a 180 hospitais da rede pública, em todo o Estado.

A auditora americana Jill Hoag, que esteve no Hemorio em 2006, no processo de acreditação daquele ano, ficou surpresa com a evolução tecnológica e as práticas desenvolvidas pelo Hemorio.

- Fiquei surpresa com os mecanismos de checagem do material coletado, além do monitoramento e interfaceamento com o sistema de informática, que ampliam a segurança das amostras e bolsas de sangue.  Todo esse fluxo deve ser relatado e incluído nas práticas recomendáveis da AABB para que outras instituições sigam o bom exemplo do Hemorio – propôs Hoag.

Para a coordenadora do serviço de hemoterapia do Hemorio, Esther Lopes, obter a acreditação mais uma vez é um passo muito importante para se comprovar a qualidade do sangue no Brasil.

- Mais importante do que ser acreditado, é manter a certificação por sete vezes consecutivas. Cada vez que nos submetemos à acreditação, é avaliada uma quantidade maior de itens, além da adequação às novas normas, treinamento de funcionários e novos equipamentos. Isso mostra o compromisso com a saúde e uma evolução constante na medicina. Comprova que a saúde pública no país pode dar certo – explicou Esther.

A diretora geral do Hemorio, Clarisse Lobo explicou que a certificação da AABB é um selo de qualidade que garante ganho social, por ser o reconhecimento da excelência dos produtos e serviços oferecidos pelo Hemorio.

- Atualmente, o Hemorio está no patamar internacional dos processos de hemoterapia. Participar das auditorias mostra nossa busca do aperfeiçoamento e da qualidade do sangue e seus componentes.  Uma segurança para a sociedade que é beneficiada e usufrui do serviço, seja como doador, seja como receptor – concluiu Clarisse.

Fonte: Hemorio