HEMORIO promove a campanha MULHER + SOLIDÁRIA 2017

24/05/2017

O Hemorio promove entre os dias 24 e 26 de maio a 14ª edição de campanha Mulher + Solidária. A ação do hemocentro coordenador do estado do Rio de Janeiro busca atrair mais mulheres à doação de sangue. Atualmente, apesar de a população do estado ser majoritariamente feminina, apenas 35% das mulheres doa sangue.

A programação especial, que acontece no salão de doadores da unidade, oferece palestras com temas pertinentes ao cotidiano feminino, como violência contra a mulher e direitos da mulher, entre outros, além de mimos como sessões de massagens rápidas, avaliação capilar, bazar solidário e sorteio de brindes.

Chefe responsável pelo setor de Promoção à Doação de Sangue do Hemorio, a enfermeira Simone Maia comenta a programação.

— Esse ano, optamos por uma programação mais abrangente e atual, com temas como direitos da mulher e violência doméstica, mas sem abandonar assuntos que interferem na condição feminina na hora da doação, como os cuidados com a saúde e a alimentação – explica.

Doadora regular, a atriz Suzy Rêgo é a madrinha da campanha:

—Uma doação ajuda até quatro vidas e é o melhor atestado de saúde (ou alerta para alguma alteração) que se pode fazer periodicamente com segurança, generosidade e gratuitamente. Incentivar a doação de sangue é contribuir para construir um país melhor. Uma valiosa lição é, sem dúvida, a generosidade, a solidariedade, a compaixão. Quem doa sangue é quem recebe a maior recompensa: a felicidade – afirma a atriz, no ar com a Gilda, da novela Rock Story, da TV Globo.

Além das palestras, o núcleo de Nutrição do Hemorio promove o Circuito de Nutrição e Saúde, com aferição de IMC, ICQ e pressão arterial, orientações com nutricionistas e a dinâmica do sinal, que ensina a escolher bem os alimentos para uma ingestão saudável de ferro.

A programação do primeiro dia da campanha atraiu a atenção de grupos de voluntários à doação de sangue, que lotaram a unidade de saúde. A jovem Thainá de Souza Ferreira escolheu o dia de seu aniversário de 21 anos para doar sangue pela primeira vez. Ganhou uma camiseta de presente e ainda aproveitou a programação da campanha. Ela passou pelo circuito de nutrição e saúde, com profissionais do Hemorio, e posou para fotos com os heróis do grupo Ação Cosplay.

- Estava passando pela Central do Brasil, vi que o Hemorio era próximo e resolvi vir doar. Não esperava pelo presente de aniversário, foi uma surpresa boa. A campanha também é muito interessante para chamar mais doadores – afirmou ela.

Ao longo desta quarta-feira, 24/05, o Hemorio recebeu 292 candidatos – 124 mulheres – à doação, com total de 200 bolsas de sangue coletadas. O número é maior do que a média diária das últimas semanas, de 200 comparecimentos e 150 bolsas.

O professor de Português e Literatura André Luiz de Lima ministrou uma palestra sobre violência contra a mulher.

- A palestra não é voltada exclusivamente para as mulheres, mas também para os homens. É preciso que eles se conscientizem de que, muitas vezes, praticam alguma forma de violência contra a mulher e não têm consciência. Violência não é só agredir, vai muito além disso.- explicou.

Nesta quinta, além do Circuito de Nutrição e Saúde, a programação inclui uma palestra sobre o grupo Mulheres que Amam Demais (MADA), com a atriz Naura Schneider, esquetes com os artistas da Trupe da Cascudinha, orientações sobre o combate à dengue, zika e chikungunya e massagens expressas com profissionais do Budha Spa.