Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Hemorio promove congresso para especialistas em hemoterapia e hematologia

23/09/2016

Nos dias 21 e 22 de setembro, foi realizado o Congresso Hemorio 2016, que reuniu profissionais da área de hematologia e hemoterapia. No evento, os participantes compartilharam produções científicas, em busca de aprimoramento, atualização e intercâmbio de experiências em saúde.

O diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim, fechou o primeiro dia do congresso com a palestra “A Experiência da Hemoterapia Pós-Olimpíada do Rio de Janeiro”. Além de mostrar como o hemocentro se preparou para o período olímpico – com campanhas de estímulo à doação, entre outras ações –, ele falou sobre a dedicação dos profissionais no atendimento à população.

— Foi de extrema importância o trabalho de toda a equipe para que estivéssemos prontos para qualquer adversidade. Ficamos muito orgulhosos em estar preparados para oferecer um serviço de qualidade — disse ele.

Em mesa redonda sobre dengue, zika e chikungunya, os participantes ressaltaram a importância da realização de ações urgentes e da necessidade de preparação para uma possível epidemia das três doenças.

Durante o evento, foram realizados também a 47ª Jornada de Hematologia e Hemoterapia e o 19º Encontro de Administração e Qualidade. A jornada tratou de temas como Doença Residual Mínima, Cuidados Paliativos e Abordagem Transfusional da Aloimunização Plaquetária. Já o encontro abordou o gerenciamento de recursos em tempos de crise com palestras sobre independência financeira e motivação no ambiente de trabalho.

No fim da programação, foram anunciados os estudos vencedores do congresso. Fernando Sélles e Eva Fontes, da coordenação técnica do Laboratório do Hemorio, foram premiados em Hematologia, com o estudo “Laudo Integrado em Oncohematologia”; Antonio Alexandre Clemente de Araújo, Cristine Moratelli Wink e Simone Michelin ganharam na área de hemoterapia com “Controle de Temperatura de Bolsas de Concentrado de Hemácias em Transporte”. Gustavo Mello, colaborador de Qualidade do Hemorio, foi o vencedor na área de Administração, com o trabalho “Sistema Integrado de Gestão da Qualidade”.

Participando do evento pela primeira vez, Cristiane Duarte, gerente de Qualidade do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro Noel Nutels (LACEN), ficou muito satisfeita e entusiasmada com os temas apresentados.

— É a primeira vez que participo do evento e achei todas as palestras muito produtivas, com temas bastante interessantes e palpáveis. Pretendo aplicar no meu trabalho as dicas dadas aqui — afirmou.

O Hemorio é o principal hemocentro do estado do Rio de Janeiro e é responsável pela distribuição e abastecimento de sangue e derivados para cerca de 180 unidades de saúde, incluindo hospitais as grandes emergências, maternidades e UTIs neonatais. Também é referência no atendimento a pacientes com doenças hematológicas.​

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h