Hemorio registra aumento da doação de sangue feminina na 12ª Campanha Mulher+Solidária

29/05/2015

Durante os três dias de campanha, 36% do público que compareceu ao hemocentro foram mulheres; em 2003, índice era de 27%

Foto: Ascom/HemorioNos três dias da 12ª edição da Campanha Mulher+Solidária, as mulheres representaram 36% das pessoas que acompareceram ao Hemorio para doar sangue. O percentual representa aumento quando comparado ao primeiro ano da campanha, quando o índice foi de 27%.

O objetivo da ação, que começou na terça-feira (26/05) e terminou nesta quinta-feira (28/05), foi alertar o público feminino para a doação voluntária, já que o número de mulheres que doam frequentemente é muito baixo em relação aos homens.

A professora de língua portuguesa, Renata Millan, de 34 anos, compareceu à unidade, no primeiro dia da campanha, com seis alunas.

- Eu sempre quis doar sangue. Há um mês, minha sobrinha, recém-nascida, precisou de transfusão e isso me fez ver a importância da doação. Comentei o fato em sala de aula e, essa semana, um grupo de alunas se mobilizou – conta orgulhosa a professora.

Acompanhada da irmã, a nutricionista Débora Fonseca, de 25 anos, também compareceu ao Hemorio. Ela e a irmã Camila ouviram a notícia sobre a campanha em uma rádio e decidiram sair do trabalho direto para o hemocentro.

- Já havíamos doado há um ano e decidimos que essa era uma boa hora para retomarmos a rotina de doações – contou ela.

De acordo com a chefe do Serviço de Atendimento ao Doador do Hemorio, Naura Faria, a mulher pode doar com intervalos de três meses, fazendo até três doações anuais.

- Mais da metade da população do estado do Rio de Janeiro é do sexo feminino e, no entanto, entre os doadores, elas representam uma baixa porcentagem. Nos últimos anos, esse índice mostrou aumento, mas ainda assim, é preciso melhorar. O comparecimento das mulheres é muito importante. Precisamos dar continuidade ao aumento anual de doações femininas. – alerta a médica.

Foto: Ascom/HemorioEsta edição da campanha teve como madrinha a atriz Juliana Paes.- Aceitei participar porque me solidarizo com o tema. Doar sangue é um ato de generosidade e de amor incondicional, assim como a maternidade. Acho valioso incentivar a doação feminina. Também sou mãe, trabalho fora, cuido da família e reservei um tempinho para apoiar a campanha – defende a atriz.O Hemorio é o hemocentro coordenador que distribui sangue e derivados para aproximadamente 200 hospitais públicos do Estado do RJ.

Para ser um candidato à doação de sangue, é necessário trazer um documento oficial de identidade com foto (original), estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Jovens com 16 e 17 anos podem doar sangue com declaração expressa dos pais e / ou responsáveis, cujo modelo pode ser encontrado no site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br. Não é preciso estar de jejum, mas é importante evitar alimentos muito gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Os doadores serão cadastrados e vão responder um questionário que avalia se há alguma situação ou doença que impeça a doação de sangue e, em seguida, são encaminhados para a triagem clínica.Para mais informações, o voluntário pode entrar em contato com o Disque Sangue (0800 282 0708), onde são esclarecidas dúvidas e informados os endereços dos outros 26 postos de coleta distribuídos pelo Rio de Janeiro. O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 08 – Centro e funciona todos os dias (inclusive sábados, domingos e feriados) das 7 às 18 horas.​​

Fonte: Ascom/Hemorio