Hemorio se junta com Uber e Facebook para facilitar a doação no Rio

07/04/2020

O Hemorio, hemocentro coordenador da Secretaria de Estado e Saúde, intensificou as estratégias para atrair doadores durante o período de epidemia utilizando o apoio de empresas de tecnologia. O objetivo é aumentar o estoque de sangue, que teve queda de 35% em seu número total de doadores.

Durante esta semana, a Uber vai oferecer R$ 30 de descontos em duas viagens que tenham como ponto de destino ou de origem o Hemorio. Basta utilizar o código UBERHEMORIO20. O objetivo é facilitar a ida e volta dos doadores evitando a exposição em ambientes externos ou aglomerações. A ação vai até sexta, dia 10/04. O Facebook também está apoiando o Hemorio com uma ferramenta de doações de sangue. Usando o dispositivo, o Hemorio consegue notificar pessoas próximas que sejam cadastradas como doadoras na rede social para alertar e dar informações sobre os critérios e necessidades de tipos sanguíneos específicos.

Além disso, durante a ação “Hemorio em Casa”, estratégia para atender doadores em período de isolamento social nos condomínios, o Hemorio também se aliou a startup Villa Fácil, com objetivo de agilizar a busca de condomínios dentro dos critérios de seleção e, ainda, facilitar a identificação de doadores nesses espaços. Entre as principais estratégias de segurança adotadas pelo Hemorio durante este período de coronavírus estão às restrições de caravanas ou grandes grupos no Salão de Doadores da unidade, além da identificação de candidatos sintomáticos que possam ter potencial de transmissão.

Outras ações:

Entre as demais estratégias para captação de sangue durante o isolamento está a realização da ação “Hemorio em Casa”, onde equipes do Instituto vão instalar estrutura para coleta das bolsas de sangue nos salões de festa de condomínios com pelo menos 500 moradores em idade adequada para doar. Durante a ação, o doador será orientado a aguardar em seu apartamento até o momento da coleta, quando será contatado via whatsapp ou interfone, evitando aglomerações, o uso de transportes públicos e a exposição prolongada em ambientes externos. Os síndicos de condomínios interessados na ação e que possuam a estrutura e o número adequados de moradores podem entrar em contato com o Hemorio pelo e-mail ‪coleta.condominio@hemorio.rj.gov.br ou pelo telefone ‪21 96467-2154.

Também estão entre as ações o contato com as Forças Armadas, incluindo Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, com objetivo de promover a doação de sangue nos quartéis e batalhões desses grupos, que estão prioritariamente a serviço da população e não interrompem suas atividades. Com a diminuição dos serviços, o fechamento das empresas e a redução no número de pessoas nas ruas, o Hemorio conta mais do que nunca com o apoio da população fluminense.

Em média, o Hemorio tem disponibilidade para receber até 500 doadores por dia, quantidade suficiente para atender toda a rede pública do RJ. Para uma situação regular, é necessário que o Hemorio disponha de pelo menos 300 bolsas de sangue diariamente. A importância da divulgação e conscientização sobre a doação de sangue, sobretudo dos veículos de imprensa, é fundamental para a manutenção de estoques adequados. Além do Hemorio, o Estado conta com postos de coleta em diversos outros municípios.

Quem pode doar na pandemia:

• É preciso ter entre 16 e 60 anos e até 69 caso já sejam doadores de sangue

• O doador deve pesar no mínimo 50 kg

• É necessário estar bem de saúde

• Quem quiser doar precisa portar um documento de identidade oficial com foto

• Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

• Candidatos à doação que tiveram a doença ficam inaptos por 90 dias após a cura

• Candidatos à doação que tiveram a forma grave da doença ficam inaptos por 1 ano após a cura.

• Candidatos à doação que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados ficam inaptos por 30 dias após cessação do contato.

• Candidatos à doação que retornaram de viagem internacional, vindos de qualquer país, ficam inaptos por 30 dias a partir do dia da chegada ao Brasil.

• Candidatos à doação que tiveram contato domiciliar com casos suspeitos ou confirmados ficam inaptos por 30 dias após a cessação do contato. Já foi falado antes

Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar o seu documento e um documento de identidade do responsável que assinou a autorização. Siga @saudegovrj e @hemorio para mais detalhes e saiba como doar ou consulte o Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h ‪às 17h, através do número ‪0800 282 0708.