Hospital Estadual Carlos Chagas recebe o projeto “Mais Leitura, Mais Saúde”

11/10/2017

A partir desta terça-feira (10/10), o Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, passa a contar com o projeto “Mais Leitura, Mais Saúde”. Através da iniciativa, pacientes e acompanhantes podem escolher um livro durante a internação, tornando esse período mais confortável e acolhedor. Os colaboradores vão até os leitos três vezes na semana para conversar com os pacientes oferecer os livros e incentivar a leitura. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde e a Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

- Nossa equipe de humanização é muito atuante e vem desenvolvendo diversas atividades para que nossos pacientes tenham mais conforto enquanto estão sendo atendidos nas unidades do Estado. O Mais Leitura é um projeto consagrado e que com certeza auxilia nesse desafio – disse o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr.

Ao todo são 150 livros disponíveis, que são divididos por gêneros, como romance, infantil, religioso e crônicas. Cada título tem 3 exemplares disponíveis. O programa vai beneficiar pacientes de vários setores do hospital e já é sucesso em outras duas unidades estaduais de saúde: o Hospital Estadual Anchieta e o Hospital Estadual Getúlio Vargas.

- Nosso desafio é resgatar o hábito da leitura em nossos pacientes e tornar esse período mais agradável. Temos muitos pacientes idosos, nossa ideia é que os acompanhantes também leiam os livros para eles. Em uma época em que a internet é a principal distração das pessoas, incentivar a leitura é muito importante e pode ajudar no bem estar de quem está sob nosso cuidado – explicou Renata Mello, coordenadora administrativa do Hospital Estadual Carlos Chagas.

Muitos pacientes aprovaram a iniciativa e aderiram ao programa, escolhendo um livro emprestado. Antonio Pimenta, de 60 anos, morador de São João de Meriti, que está internado com problemas no intestino, aceitou retirar um exemplar para passar o tempo na unidade e gostou muito da ação.

- Eu costumo ler a bíblia enquanto estou aqui. Achei muito interessante esse projeto e resolvi escolher um romance de época, que parece ser bem legal. O livro “4 novelas em tempo de D. João” vai me ajudar a passar o tempo aqui– explicou Antônio.