IECAC é incorporado pela Fundação Saúde

03/04/2013

Unidade hospitalar é referência no tratamento de doenças do coração

A Fundação Saúde incorporou a gestão do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC). Com isso, o gerenciamento e a execução dos serviços de saúde estão a cargo da entidade. Outras unidades, como o Hemorio e o Instituto Estadual de Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE) também passarão a adotar esse novo modelo de gestão. A unidade, que é referenciada e especializada nas doenças do coração, é a primeira da rede pública do Estado do Rio de Janeiro a ser absorvida pela Fundação Saúde.

O hospital tem atualmente 85 leitos e a previsão é aumentar o quantitativo. Segundo assessora de infraestrutura da Fundação Saúde, Vivian Farias da Fonseca, o quadro de profissionais de saúde será reforçado para atender a crescente demanda.

“Ainda que seja uma unidade de referência, ou seja, o paciente marca a consulta porque há uma indicação médica de outro hospital da rede pública, vamos aumentar a capacidade de atendimento. Para isso, precisamos ter capacitação contínua para melhoria na assistência oferecendo um serviço de qualidade cada vez melhor”, explica Vivian Fonseca.

A melhoria no atendimento associada a uma estrutura de gestão hospitalar com o objetivo de fixar metas, proporciona um melhor desempenho da prestação de serviços. “Os indicadores são relevantes para buscar a melhoria assistencial”, reitera. Fundado em 1964, o Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro é referência do Estado do Rio de Janeiro
no tratamento de doenças cardíacas em adultos e crianças, realizando cirurgias do coração de alta complexidade e futuramente transplante de órgãos (coração e pulmão).