Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

IECAC faz cirurgia ao vivo durante congresso internacional

24/04/2014

Pela primeira vez, especialistas do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC) transmitiram ao vivo, nesta quinta-feira, dia 24, procedimento cirúrgico de isquemia crítica de membro inferior – angioplastia com implantes de stents – durante Congresso Internacional de Cirurgia Endovascular. Os médicos inseriram pequenos tubos de metal flexível para permitir a vascularização do membro afetado.

De acordo com o médico Roberto Young, o Estado do Rio de Janeiro ocupa um dos primeiros lugares no raking do país em relação ao número de pacientes que tiveram membros inferiores amputados. “É uma posição contraditória do nosso estado em relação a sua posição no país. Além disso, boa parte desses casos poderia ser tratada com a revascularização, evitando assim, a perda irreparável de um membro inferior. Por isso, é relevante o trabalho de conscientização não só do paciente, mas também dos próprios profissionais de saúde”, afirma.

A amputação é resultado da necrose, ou seja, a morte do membro devido à falta de circulação sanguínea. “É imprescindível identificar os sintomas e tentar reverter o quadro do paciente. Dor intensa seguida de diminuição da sensibilidade e da motricidade da região, pele azulada e depois negra, dores e febre são os principais sinais”, ressalta o especialista.

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 2334-5010 / Recursos Humanos - 8h às 15h