IECAC inicia processo de certificação como hospital de ensino

27/03/2014

O Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC) deu início ao processo de certificação como hospital de ensino. Para obtenção do reconhecimento, a unidade precisará preencher requisitos previstos pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação. A partir daí, a instituição hospitalar se tornará campo para prática de atividades curriculares na área da saúde.

Atualmente, a unidade oferece programa de residência médica, pós-graduação e atividades de educação continuada. O próximo passo será criar um plano de trabalho para viabilizar a integração de quatro eixos fundamentais: assistência, gestão, ensino e pesquisa.

O coordenador do Centro de Estudos do IECAC, Washington Maciel, ressalta a importância certificação, pois representa o reconhecimento da unidade como referência na área de ensino e pesquisa. O hospital já iniciou os procedimentos necessários para cumprir os requisitos estabelecidos pela Portaria Interministerial 2.400, de 2 de outubro de 2007.

Das três unidades incorporadas pela Fundação Saúde, apenas o Hemorio tem a certificação como hospital de ensino. Assim como o IECAC, o Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE) também já começou o processo.

A Fundação Saúde firmou convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro com o objetivo de estabelecer programa de cooperação acadêmica nas áreas de interesse comum, incluindo pós-graduação, atividades de ensino, pesquisa e capacitação.