IECAC realiza caravana da solidariedade para doar sangue

01/11/2013

Ações da unidade hospitalar possibilitaram aumento de 30% do número de doadores do instituto

O Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro, em parceria com o HEMORIO, promoveu nesta semana a primeira caravana da solidariedade. A Equipe Promoção à Doação de Sangue levou até o hemocentro um grupo de doadores de uma empresa após um colega de trabalho pedir doações em prol da unidade hospitalar onde familiar faz tratamento de saúde. De acordo com Alda Feitosa, responsável pelo setor de Hemoterapia do IECAC, as ações promovidas pelo instituto permitiram aumento de 30% no número de doadores.

“O trabalho realizado faz parte de todo um projeto desenhado pela Hemorrede para obter um número maior de doadores, conforme a perspectiva traçada pela própria Organização Mundial de Saúde, que é a de motivar 3% a 5% da população a doar. Infelizmente, no Rio de Janeiro este percentual está abaixo da média, 1,7%”, afirma Alda.

A caravana solidária é um projeto do HEMORIO que disponibiliza transporte coletivo para grupos de doadores para toda a Hemorrede. “O IECAC tem se destacado na promoção de doação de sangue. A ação é fundamental para contribuir com o aumento das reservas de sangue e hemocomponentes do HEMORIO para toda a rede”, ressalta Alda.

Sobre o IECAC

Fundado em 1964, o Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC) é referência do Estado no tratamento de doenças cardíacas e cardiovasculares em adultos e crianças. Desde agosto de 2012, com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde, a unidade hospitalar foi incorporada pela Fundação Saúde, que responsável pela gestão.

A Fundação Saúde é uma entidade pública, de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que visa à gestão da saúde pública no Estado do Rio de Janeiro. Por ser órgão integrante da administração pública indireta, está vinculada à Secretaria de Estado de Saúde e atua em consonância com as diretrizes constitucionais e legais previstas para o Sistema Único de Saúde.